Programação no Museu de História Natural de Mato Grosso prioriza a inclusão e a igualdade em suas atividades

Oficinas de pintura, bordado, yoga e jogos são algumas das atrações gratuitas ofertadas pelo museu neste mês de setembro

Museu de História Natural de Mato Grosso está localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT. — Foto: Thiago “Zina” Crepaldi/Acervo MHNMT

A agenda de setembro no Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá, está alinhada com pautas urgentes que buscam fomentar e expandir diálogos a respeito de inclusão e da igualdade social. O Setembro Azul celebra as realizações e avanços da comunidade surda reafirmando seus direitos; e o Setembro Verde coincide com o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21 de setembro), um movimento destinado a aumentar a conscientização sobre questões como saúde, educação, mobilidade, lazer e plenos direitos de cidadania para as pessoas com deficiência.

Além disso, o Museu também se junta à 17ª Primavera dos Museus, idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que neste ano focaliza no tema “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, que terá a programação completa divulgada em breve.

Enir Maria Silva, coordenadora do Museu e presidente do Instituto Ecoss, enfatiza que a programação foi cuidadosamente concebida para celebrar a inclusão das pessoas com deficiência e outras minorias. “Não é possível falar de inclusão sem considerar a igualdade de acesso e oportunidades. Como Museu, adotamos esse princípio em nossa diretriz central, que orienta todas as nossas ações e atividades, especialmente neste mês de setembro”, afirma.

As atividades ocorrerão aos sábados, proporcionando um ambiente agradável na área verde do MHNMT. O acesso a todas as atividades será gratuito. Entre os destaques estão a oficina “Pintura de Flores em Aquarela”, a confecção de um jogo da memória da biologia e a oficina “Construindo um Vulcão Caseiro”, pensada para pessoas com deficiência visual. Além disso, haverá a tradicional sessão de prática de yoga na área verde do museu, que acontece sempre no último sábado do mês.

Para participar dessas atividades, os interessados devem realizar inscrições através do link disponibilizado na biografia do Instagram do Museu (@museuhistorianaturalmt): linktr.ee/mhnmt. Ressaltamos que as vagas são limitadas e as inscrições são abertas pontualmente às 17h nas quartas-feiras que precedem as atividades.

Para obter maiores informações, é possível entrar em contato através do telefone (65) 99686-7701 ou enviar uma mensagem através do Instagram do Museu: @museuhistorianaturalmt.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

02/09- OFICINA PINTURA DE FLORES EM AQUARELA – COM NATASHA HOSHINO

Nesta oficina com a artista Natasha Hoshino, você irá explorar a pintura em aquarela de maneira ilimitada. Aprenda a desenhar folhas e flores, além de criar um cenário natural, se inspirando na área verde do Museu de História Natural de Mato Grosso. Pronto para se conectar com a natureza através da magia da aquarela?

O período programático da atividade é de 2 hora.

• Dia: 02 de setembro

09/09- OFICINA JOGO DA MEMÓRIA DA BIOLOGIA – COM CECÍLIA LOZANO

Que tal aprender mais sobre biologia de forma divertida e criativa? Explore os conhecimentos sobre a vida enquanto falamos sobre a profissão. Vamos criar um jogo da memória empregando materiais acessíveis. Jogos e brincadeiras são pontes valiosas entre diversão e aprendizado, enriquecendo os saberes de forma significativa.

• Dia: 09 de setembro

16/09- OFICINA CONSTRUINDO VULCÃO CASEIRO – COM TAMIRES SILVA

Quem não gosta de uma experiência científica? Nesta oficina, a geógrafa Tamires Silva ensinará uma atividade muito legal, destinada às pessoas com deficiência visual: como fazer um vulcão, que solta lava, a partir da mistura de bicarbonato e vinagre. No mês da inclusão, a oficina tem como objetivo explorar os objetos cotidianos através do uso dos sentidos: audição, olfato e o tato.

• Dia: 16 de setembro

20 a 23/09- 17ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

A 17ª edição da Primavera dos Museus se concentra no tema “Memórias e Democracia: LGBT+, Indígenas e Quilombolas”, com o objetivo de explorar a construção da democracia com a participação desses grupos. Diante disso, o MHNMT promoverá essas vozes por meio de oficinas, exposições e vivências socioculturais.

Em breve a programação completa será divulgada.

30/09- YOGA NO MUSEU – COM AMANDA CRISTIE

Os participantes terão a oportunidade de se conectar, relaxar e revitalizar mente e corpo em um ambiente sereno, imerso na natureza. Teremos uma sessão de Hatha Yoga, uma das práticas mais renomadas do Ocidente, que se concentra em aprimorar o condicionamento físico, fortalecer o corpo e ampliar a flexibilidade.

O período programático da atividade é de 1 hora.

• Dia: 30 de setembro
    • Horário: 8h às 9h

30/09- BORDANDO UM VARAL DE LEMBRANÇAS

A oficina pretende estimular os participantes a se conectarem com suas memórias afetivas, construídas em Cuiabá, a fi, de criar bordados a partir dos sentimentos deixado por elas. Para participar é necessário trazer uma peça de roupa, de preferência composta por um tecido grosso que não estique.

• Dia: 30 de agosto

SERVIÇO

O Museu de História Natural de Mato Grosso é gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), sendo um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O museu está aberto de quarta a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos domingos a entrada é gratuita. O valor da entrada nos demais dias é de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia).

O endereço do Museu de História Natural de Mato Grosso é Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.

Por: Thiago “Zina” Crepaldi – Assessoria de Comunicação do Museu de História Natural de Mato Grosso