Inscrições abertas para o “Webinário Museus e Educação: possibilidades educativas em espaços museais de Cuiabá-MT”

Museu de História Natural de Mato Grosso promove curso gratuito entre os dias 19 de setembro a 6 de outubro de 2023

Os museus são espaços de cultura, memória e ciência que podem contribuir para a educação de diferentes formas. Além de serem guardiões e promotores do nosso patrimônio histórico, cultural, artístico e científico, esses locais oferecem um ambiente rico em oportunidades de interação, reflexão e expressão criativa para seus visitantes. Pensando nessas possibilidades, o Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está organizando o “I Webinário Museus e Educação: Possibilidades educativas em espaços museais de Cuiabá-MT”, que acontecerá entre os dias 19 de setembro a seis de outubro de 2023.

Enir Maria Silva, coordenadora do Museu e presidente do Instituto Ecoss, destaca que o curso será uma oportunidade para educadores, estudantes, condutores e guias de turismo e todos aqueles que desejam aprofundar seu conhecimento na interseção entre educação e patrimônio cultural. “O curso que estamos oferecendo é uma chance imperdível para quem quer se aprofundar na relação entre educação e patrimônio. Os museus são lugares cheios de oportunidades de aprendizagem e trocas, onde os acervos, através de exposições e ações educativas, nos ajudam a entender melhor o mundo. Além disso, vamos conversar com profissionais que têm muita experiência na área, conhecer formas criativas de tornar as diferentes áreas do conhecimento mais atraentes e participativas, e trocar ideias sobre esse tema tão importante”, aponta.

Segundo o educador em museus e patrimônio Jonilken Almeida, que coordena o webinário, os museus não são apenas guardiões da memória e dos acervos, mas também espaços de aprendizagem e formação sociocultural crítica sobre a valorização dos patrimônios culturais, tanto materiais quanto imateriais. “Os museus são agentes de transformação, inclusão e conexão dos diversos saberes, uma ferramenta de liberdade e uma luz na educação”, reflete.

O evento, que acontecerá de modo remoto e terá abertura presencial no dia 19 de setembro às 19h no Museu de Minerais, Rochas e Fósseis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), conta com a presença dos representantes dos museus de Cuiabá e do coordenador da Rede de Educadores em Museus e Patrimônio de Mato Grosso (REMP-MT), Saulo Augusto de Moraes, professor da Unemat, campus de Juara (MT), e produtor cultural nas áreas de música e artes plásticas.

O webinário terá uma duração total de 20 horas e os participantes receberão um certificado de participação ao término do curso emitido pela UFMT.

Confira cronograma completo:

19 de setembro – Abertura

22 de setembro – Palestra Museu e Educação – Saulo Augusto de Moraes (REMP-MT)

26 de setembro –  Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (MUSEAR)

29 de setembro – Museu Minerais, Rochas e Fósseis da UFMT

03 de outubro – Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da UFMT

06 de outubro – Museu de Arte Sacra (MAS) e Encerramento do Webinário

09 de outubro – Museu de História Natural de Mato Grosso(MHNMT) e Encerramento do Webinário

Se você ficou interessado em participar, faça a sua inscrição gratuitamente, acesse o formulário: https://forms.gle/W7SqXfbFWBDZaAjBA. Se você tiver alguma dúvida, pode nos contatar em historianaturaldematogrosso@gmail.com ou pelo telefone (65) 99686-7701.

SERVIÇO

O Museu de História Natural de Mato Grosso é gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), sendo um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O museu está aberto de quarta a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos domingos a entrada é gratuita. O valor da entrada nos demais dias é de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia).

O endereço do Museu de História Natural de Mato Grosso é Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.

Por: Thiago “Zina” Crepaldi – Assessoria de Comunicação do Museu de História Natural de Mato Grosso.