Equipe do Museu de História Natural de Mato Grosso Participa de Audiência Pública para Fortalecer Setor Museal

O encontro promoveu reflexões para impulsionar o cenário dos museus em Mato Grosso; a Presidenta do Ibram visitou o Museu de História Natural de Mato Grosso e reconheceu o impacto científico e sociocultural da instituição

Diálogo produtivo sobre os Museus em MT, durante Audiência Pública, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Foto: Thiago “Zina” Crepaldi/Acervo MHNMT

No dia 17 de agosto, a equipe do Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) em Cuiabá teve participação ativa em uma audiência pública realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em conjunto com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O objetivo da audiência foi discutir o panorama dos museus em Mato Grosso.

Enir Maria Silva, coordenadora do MHNMT e presidente do Instituto Ecoss, enfatizou a relevância da colaboração mútua na formulação de políticas públicas para fortalecer os museus em todo o país, com ênfase na região de Mato Grosso. “Este espaço de diálogo com a comunidade museológica local nos permitiu compartilhar nossas experiências e explorar soluções coletivas para os desafios que enfrentamos na administração dos museus estaduais”, destacou.

Representantes de instituições museológicas, Pontos de Memória e autoridades do poder público do estado de Mato Grosso participaram da Audiência Pública. Foto: Thiago “Zina” Crepaldi/Acervo MHNMT

A audiência ocorreu no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e foi organizada pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV), em conjunto com o Museu de Arte e Cultura Popular (MACP/UFMT), o Ibram e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).

Durante sua visita a Cuiabá, a presidenta do Ibram, Fernanda Castro, teve a oportunidade de conhecer diversos espaços culturais e museus da cidade, incluindo o Museu de História Natural de Mato Grosso. Na ocasião, Fernanda conheceu a trajetória da instituição, a equipe, e reconheceu a importância científica do acervo paleontológico, arqueológico e etnográfico, bem como o impacto sócio-cultural do trabalho desempenhado pelo Museu no estado de Mato Grosso.

Abaixo, estão registrados alguns momentos dessa visita: