Museu inaugura nova exposição temporária: “Cerrado: Luz e Sombra”, do artista plástico Miguel Penha; visitações gratuitas acontecem aos domingos

Sala de exposição temporária do Museu de História Natural de Mato Grosso, com algumas das pinturas do artista plástico Miguel Penha. São representadas as belezas, cores e contrastes do Bioma Cerrado. Foto: Divulgação/Thiago "Zina" Crepaldi
As belezas, cores e contrastes do Cerrado expressas nas telas do artista mato-grossense é um convite à reflexão sobre a importância da conservação dos recursos naturais. Foto: Divulgação/Thiago “Zina” Crepaldi

O Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) neste sábado (24) abre ao público a Exposição Temporária “Cerrado: Luz e Sombra”. O visitante poderá apreciar esta exposição até o dia 24 de dezembro de 2022.

Com o objetivo de promover uma imersão, a instalação conta com 11 pinturas marcantes e únicas, do artista plástico Miguel Penha, que evidenciam as belezas naturais do Cerrado. Nessa exposição, a contemplação de suas obras é ponto de partida para a reflexão da importância da preservação do segundo maior bioma brasileiro.

O Cerrado representa cerca de cinco por cento de toda a rica biodiversidade do planeta e 30% das espécies identificadas no Brasil vivem nesse bioma. A localização desse ecossistema é estratégica, por se conectar com a Caatinga, Mata Atlântica, Floresta Amazônica e Pantanal, funcionando como uma ponte entre esses biomas; e abrange quatro estados do Brasil Central (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), além de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí.

Sobre o artista

Miguel Penha, artista autodidata, nasceu em Cuiabá no Mato Grosso, em 1961. Hoje, vive e trabalha em Chapada dos Guimarães. O realismo mágico de Penha, técnica desenvolvida ao longo dos últimos 15 anos em meio à natureza, traz uma visão nova e própria em relação à pintura de paisagens, trabalhando com questões como a luz e a profundidade, que reforçam a sacralidade da natureza. Penha transporta para as telas a vivência e a experiência do seu cotidiano, e marca assim a sua passagem pelo mundo das artes plásticas mato-grossenses, sendo reconhecido e premiado nacionalmente, deixando já cravada sua identidade de forma singular.

Período de exposição: 24/09/2022 a 24/12/2022.

Horário: De quarta a domingo das 8h às 18h.

Local: Sala de Exposição Temporária do Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá.

O Museu de História Natural de Mato Grosso, gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O Museu está localizado na está localizado na Av. Beira Rio, n.º 2000, bairro Jardim Europa, com funcionamento de quarta a domingo, das 8h às 18h e entrada no valor de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Aos domingos a visitação é gratuita.

Thiago “Zina” Crepaldi (Assessor de Imprensa do MHNMT) e Vitória Ramirez Zanquetta (Curadora do Museu de História Natural do MHNMT)