EnglishPortugueseSpanish

Líder indígena foi exemplo de generosidade e amor ao próximo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Tobias Tserenhimi’rãmi, etnia Xavante da Nova Esperança, Barra do Garça-MT (1918 – 2022)

Tobias Tserenhimi’rãmi durante o 8º Encontro Indígena organizado pelo Instituto Ecoss no Museu de História Natural de Mato Grosso. Foto: Mario Friedlander

“Alegria, compaixão e bom coração”. É assim que todos que conviveram com o líder indígena Tobias Tserenhimi’rãmi, da etnia Xavante da Aldeia Nova Esperança – Barra do Garça, Mato Grosso – o definem. 

Com espírito guerreiro, o indígena acumulava outros dons: força do espírito benzedor, caçador e sonhador. Tserenhimi’rãmi não media esforços para ajudar a sua comunidade; estava sempre disposto para servir o outro e pronto para dar um conselho. Era assim, tudo que ele fazia era para as pessoas ou pensando nelas. 

Xisto Tserenhi’ru encontrou no pai um exemplo de resistência e paciência. Foram 104 anos dedicados ao seu povo. Tobias se inspirava e ensinava coisas boas, isso o alegrava. Talvez isso ajude a explicar a sua longevidade. A idade avançada não impedia que Tobias Tserenhimi’rãmi continuasse a seguir com a sua missão: trabalhar e transmitir a sua sabedoria. 

Em 2020, depois de 15 dias internado, o indídgena se recuperou da Covid-19. Mas nesta semana, infelizmente, lamentamos a sua partida, causada por problemas de saúde. 

Hoje, prestamos essa homenagem ao Xavante Tobias Tserenhimi’rãmi, que com mais de 90 anos, nos Encontros Indígenas, promovidos pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss) no Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT), mostrava sua disposição e vontade em contribuir para a promoção dos povos indígenas; além é claro de ser muito ativo nas atividades dos Encontros. Tivemos a honra de sentir a sua energia e ouvir os seus ensinamentos, os quais guardamos e seguirão nos inspirando. Será sempre lembrado com muito carinho e respeito.

O espírito alegre de Tobias Tserenhimi’rãmi, certamente, continuará visitando os corações daqueles que o conheceram e acolheram seus ensinamentos.

Thiago “Zina” Crepaldi – Assessoria de Comunicação Museu de História Natural de Mato Grosso.