Museu de História Natural de Mato Grosso traz agenda inclusiva e acessível com exposição tátil e visita com intérprete de Libras

As atividades fazem parte da 2ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência e da 16ª Primavera dos Museus, que acontecem entre os dias 21 e 25 de setembro

Réplica do crânio do Pycnonemosaurus nevesi (escala 1:1), dinossauro carnívoro que viveu no Centro-Oeste no período de 84 a 66 milhões, no Cretáceo Superior. Foto: Thiago “Zina” Crepaldi

Neste mês de setembro, entre os dias 21 e 25, o Museu de História Natural de Mato Grosso, no Bairro Jardim Europa, na área central de Cuiabá, terá uma agenda especial e gratuita com atividades inclusivas e de imersão no acervo arqueológico, paleontológico e etnográfico presentes no Museu. A iniciativa contará com réplicas de fósseis, algumas em tamanho real, que poderão ser tocadas pelos visitantes, além de intérpretes de Libras, que acompanharão as mediações.

Segundo a curadora do Museu, Vitória Ramirez Zanquetta, essa ação faz parte de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da instituição para a promoção da inclusão. “Por meio dessas atividades queremos estimular a autonomia das pessoas com deficiência visual e auditiva, possibilitando a inclusão delas no universo fascinante dos conhecimentos compartilhados pelo Museu”, explica Zanquetta.

A programação faz parte da 16ª Primavera dos Museus, evento organizado pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), cujo o tema neste ano é  “Independências e museus: outros 200, outras histórias”; além disso, a agenda também compõe a Semana Estadual da Pessoa Com Deficiência, organizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (CONEDE) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT), Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss) e outros parceiros.

A propósito dessa agenda, Enir Maria Silva, Coordenadora do Museu e Presidente do Instituto Ecoss, conta que é uma oportunidade para refletir sobre a importância da independência das pessoas com deficiência no espaço museológico. “Nosso desejo é promover a troca de conhecimentos e proporcionar às pessoas com deficiência entretenimento, inclusão e interação social”, afirma.

Confira a programação, clique aqui para se inscrever.

21/09 a 25/09

Visita Mediada 8h-9h, 10h-11h, 14h-15h, 16h-17h

Visitação gratuita durante toda a semana.

Museu Tátil – 9h às 10h e 14h às 16h

Percurso com interação tátil voltado para pessoas com deficiência visual (réplicas paleontológicas e artefatos arqueológicos do Museu).

Palestra Interativa – 10h às 11h

“Importância das réplicas na conservação e para a divulgação científica”, com Ailton Carlos Scarpini, paleoartista do Rio de Janeiro (RJ).

Museu em Libras – 9h às 10h e 14h às 16h

Atividade voltada para pessoas com deficiência auditiva com visita educativa em Libras pela Exposição.

Palestra Interativa – 10h às 11h

Serviço

Inscrições até 19 de setembro, pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezHV3jt6MWb7badDeHMuvTLcQscgueHPQ97ZYZixhAhLwvag/viewform

O Museu de História Natural de Mato Grosso, gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O Museu está localizado na está localizado na Av. Beira Rio, n.º 2000, bairro Jardim Europa, com funcionamento de quarta a domingo, das 8h às 18h e entrada no valor de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Aos domingos a visitação é gratuita.

Thiago “Zina” Crepaldi – Assessor de Imprensa do Museu de História Natural de Mato Grosso.