Museu inaugura nova exposição temporária: “Árvore-ser”

Museu inaugura nova exposição temporária: “Árvore-ser”

A instalação, que reúne pinturas da artista Tânia Pardo e poemas de Manoel de Barros, será aberta para visitação neste sábado (19), a partir das 15h

Uma experiência única aguarda os amantes da arte e da natureza no Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT), em Cuiabá. “Árvore-ser” é a mais recente exposição temporária do Museu. A instalação, composta por impressionantes pinturas da renomada artista plástica Tânia Pardo, poemas de Manoel de Barros, dispositivos táteis e iterativos, será revelada no próximo sábado, dia 19 de agosto, às 15h.

“Árvore-ser” não é apenas uma exposição, mas uma jornada sensorial que convida a todos a mergulhar nas profundezas da nossa conexão com o meio-ambiente. Segundo Vitória Ramirez Zanquetta, curadora do Museu e responsável pela exposição, os visitantes serão transportados para um universo onde a materialidade e a imaginação se entrelaçam de maneira mágica. “A essência da exposição é provocar uma reflexão sobre nossa capacidade de existir e coexistir no mundo”, revela Zanquetta.

Através da técnica de Tânia Pardo, as árvores ganham vida em telas vibrantes, capturando a delicadeza imponente da natureza. Essas obras dinâmicas encontram ressonância nos versos poéticos do icônico Manoel de Barros, que ganham vida através do movimento e da interação dos visitantes. Em um de seus textos, Manoel de Barros nos provoca a ver além do olhar: “O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê… É preciso transver o mundo”. “Árvore-ser” faz esse convite!

Sobre Tânia Pardo:

Artista plástica e educadora de arte, traz duas décadas de uma produção apaixonante para essa instalação. Formada em Letras pela Unimar e Artes Visuais pela UNEMAT, ela se dedicou intensamente à representação da natureza, com um foco notável nas árvores. Suas criações, meticulosamente construídas com suas próprias mãos, dão origem a telas que capturam a pulsante essência da natureza. O brilho de Tânia Pardo transcende fronteiras, adornando exposições individuais em museus e galerias prestigiados, tanto no cenário nacional quanto internacional. Medalhas de ouro, prata e bronze emprestam seu reconhecimento, enquanto sua participação no 25º Salão Jovem Arte de Mato Grosso solidificou seu legado.

Nota do editor: A equipe do Museu de História Natural de Mato Grosso convida calorosamente a todos a testemunharem a poesia das árvores em sua forma mais esplendorosa. A exposição “Árvore-ser” estará aberta para visitação a partir do próximo sábado (19). Essa instalação promete inspirar e elevar os sentidos. Venha celebrar a magia das árvores conosco!

Serviço:

Exposição temporária: Árvore-ser

Data: 19 de agosto

Entrada: Gratuita

Local: Museu de História Natural de Mato Grosso

O Museu de História Natural de Mato Grosso é gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), sendo um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O museu está aberto de quarta a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos a entrada é gratuita. O valor da entrada nos demais dias é de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia).

O endereço do Museu de História Natural de Mato Grosso é Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.

Por: Thiago “Zina” Crepaldi – Assessoria de Comunicação do Museu de História Natural de Mato Grosso