Museu de História Natural de Mato Grosso participa de seminário para a preservação da viola de cocho

Em parceria com o Iphan, IFMT, Instituto Ecoss e Secel o Museu desempenha papel crucial em seminário dedicado à preservação da icônica Viola de Cocho, representante cultural de destaque do estado de Mato Grosso

O Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) tem o orgulho de anunciar sua participação fundamental amanhã (05/08) do 1º Seminário do Plano de Manejo da Viola de Cocho, uma ação relevante para a conservação das espécies vegetais usadas na fabricação dos instrumentos musicais do Siriri e do Cururu.

Este seminário, uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Superintendência em Mato Grosso, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em colaboração com o Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Cuiabá Bela Vista, Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS), busca enfrentar os desafios que ameaçam a preservação da tradicional Viola de Cocho e suas raízes culturais profundas.

A Viola de Cocho, que recebe este nome devido à técnica artesanal de esculpir a caixa de ressonância em uma única tora de madeira, desempenha um papel fundamental na rica cultura mato-grossense, juntamente com expressões culturais relacionadas, como o Cururu e o Siriri. No entanto, a preservação dessa tradição tem enfrentado obstáculos devido a questões socioambientais e à escassez de matérias-primas tradicionais.

O MHNMT está comprometido em desempenhar um papel vital nesse esforço de preservação cultural. Como a participação neste seminário crucial, o Museu traz sua expertise em preservação histórica e cultural para o evento, contribuindo com conhecimento e visão para garantir que a melodia única da Viola de Cocho continue a ecoar pelas gerações futuras.

“O Museu de História Natural de Mato Grosso tem um compromisso arraigado em salvaguardar o patrimônio cultural diversificado e rico do nosso estado. A preservação da Viola de Cocho é essencial para mantermos viva uma parte tão preciosa de nossa identidade cultural,” ressalta Enir Maria Silva, Coordenadora do MHNMT e Presidente do Instituto Ecoss, uma organização dedicada à conservação ambiental e cultural das populações tradicionais em Mato Grosso.

Francimário Vito dos Santos, técnico em antropologia do Iphan-MT e coordenador do evento, destaca a importância desta colaboração: “A parceria entre o Museu de História Natural de Mato Grosso, o Iphan, IFMT e as entidades da sociedade civil é essencial para salvaguardar esse patrimônio cultural, garantindo sua continuidade para as próximas gerações.”

Embora o evento não esteja aberto ao público em geral, a presença ativa do Museu de História Natural de Mato Grosso destaca o seu compromisso inabalável em preservar e promover a riqueza da cultura mato-grossense. Este seminário marca um passo significativo em direção à proteção de uma parte fundamental da herança cultural do estado.

Para mais informações sobre o evento, visite o site do IFMT-Campus Bela Vista:

Thiago “Zina” Crepaldi – Assessoria de Comunicação do Museu de História Natural de Mato Grosso, com informações das Assessorias de Comunicação do Iphan