Museu de História Natural tem semana com programação online com live, oficina, contação de história e vídeos educativos

O Museu de História Natural de Mato Grosso participa, de 17 a 23 de maio, da 19ª Semana Nacional de Museus, que acontecerá em todo o Brasil com programações simultâneas. Esse ano, o tema escolhido foi O futuro dos museus: recuperar e reimaginar, que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus, mostrando que só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso criativo com o presente.

A programação é gratuita e acontecerá online através do canal do YouTube https://www.youtube.com/channel/UCoXQWdjt5sf8NfvY1X1VhFw Instagram https://www.instagram.com/museuhistorianaturalmt/ e Facebook do Museu https://www.facebook.com/museuhistorianaturalmt.

A programação conta com atividades para adultos e crianças e terá intérprete de libras na live do dia 19/05, para maior acessibilidade.

Confira a programação completa da Semana Nacional de Museus e participe:

Dia 19/05 – 19h às 21h (horário de Cuiabá)

Live no YouTube “Qual Museu de História Natural de MT queremos para o futuro?”

Live para discutir o papel social do museu na contemporaneidade, os impactos da pandemia e como o Museu de História Natural de Mato Grosso se manterá relevante com as constantes e cada vez mais rápidas transformações sociais, abordando temas como tecnologia, acessibilidade, redes sociais e globalização.

Convidados:

Alberto Machado – Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso

Suzana Hirooka – Diretora do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss)

Jan Moura – Secretário Adjunto de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso

Saulo Moreno Rocha – Museólogo do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará

Jonilken Almeida – Educador museal e coordenador da REMP-MT

Vitória Ramirez Zanquetta – Curadora do Museu de História Natural de Mato Grosso

Dias 17, 20 e 23/05

Série de vídeos “Por dentro do acervo”

Série de 3 vídeos que mostram mais sobre o acervo e a reserva técnica, explicando sobre preservação, documentação e como esse processo é essencial na produção e transmissão do conhecimento. Os vídeos serão publicados nas redes sociais do Museu e são um esforço inicial de tornar o acervo mais acessível ao público e compartilhar as práticas cotidianas dos profissionais que trabalham no museu.

Contação de História “A Casa Dom Aquino”

Com a artista educadora Liudmila Diaz

Vídeo que será compartilhado no Instagram, Facebook e canal do Museu no YouTube, contando de forma lúdica, a história da importante casa que abriga o Museu de História Natural de Mato Grosso, a Casa Dom Aquino. A casa é Patrimônio Histórico do Estado e propagar sua história contribui para a valorização do Patrimônio Material do Estado.

Oficina de Carimbos

Com a artista educadora Liudmila Diaz

Vídeo que será compartilhado no Instagram, Facebook e canal do Museu no YouTube, ensinando como criar carimbos com diferentes materiais que temos em casa. Os carimbos produzidos terão foco na arte rupestre e nos padrões típicos de algumas etnias indígenas mato-grossenses. Dúvidas poderão ser esclarecidas via comentários.

Radharani Kuhn – Assessora de Imprensa