Museu de História Natural de Mato Grosso ganha visibilidade na Wikipédia

Museu de História Natural de Mato Grosso ganha visibilidade na Wikipédia

Em parceria com o Projeto “Mato Grosso na Wiki”, o Museu se torna um novo verbete na página da enciclopédia online, ampliando o acesso à sua história, suas coleções e sua atuação

Museu de História Natural de Mato Grosso agora faz parte da enciclopédia mundial, por meio de parceria com o Projeto de extensão ‘Mato Grosso na Wiki’ da UFMT. Foto: Thiago Zina Crepaldi/Acervo MHNMT

Em uma colaboração com o Projeto de extensão “Mato Grosso na Wiki” coordenado pela professora Caroline Mendes e estudantes do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) se tornou um novo verbete na página da enciclopédia mundial, a Wikipédia. A iniciativa destaca a importância do Museu na preservação da memória, divulgação e pesquisa da pré-história e das culturas das populações tradicionais mato-grossenses.

Enir Maria Silva, coordenadora do Museu e presidente do Instituto Ecoss, enfatiza a relevância da colaboração.

“A inserção do Museu na Wikipédia reforça a presença digital do Museu na internet e acompanha as nossas iniciativas de democratizar o acesso ao conhecimento e à promoção e preservação do patrimônio cultural”, aponta.

A página recém-criada na Wikipédia oferece uma descrição  sobre a história de criação do Museu, suas distintas coleções, seu papel fundamental na promoção da ciência e da cultura por meio das exposições temporárias, itinerantes e permanentes e destaca ainda as iniciativas sustentáveis em prol da proteção ambiental. Além disso, o conteúdo ressalta os atributos presentes no Museu, como a Reserva Técnica, com cerca de 75 mil ítens, a biblioteca com mais de 1.000 livros, os 10.000 m² de área verde com acesso ao rio Cuiabá, o viveiro de mudas, que são doadas para a população, e a rica programação mensal que inclui uma variedade de atividades educativas, criativas e lúdicas, consolidando o Museu como um espaço dinâmico e acessível à comunidade.

Graduado em História e membro do projeto de extensão, Wilson Júnior, que esteve à frente das pesquisas que embasaram a criação da página do Museu na Wikipédia, reforça que essa conexão entre instituições culturais, como o Museu de História Natural de Mato Grosso, e a Wikipédia representa uma abordagem inovadora para ampliar o acesso ao patrimônio histórico, científico e cultural.

“Percebemos que a população ainda conhece pouco os espaços culturais do estado, que contam com acervos importantíssimos para o Brasil e para o mundo. Acredito que projetos nesse sentido, com divulgação na web, permitem que tanto a Universidade quanto os Museus mostrem os seus papéis sociais ativos na divulgação e produção de conhecimento”, avalia.

A Wikipédia, considerada uma das principais fontes terciárias de informação na atualidade, oferece uma plataforma aberta e colaborativa para disseminar o conhecimento humano. Com mais de 5 bilhões de artigos em sua versão em inglês e mais de 1 milhão em português, a enciclopédia online tem um impacto significativo na divulgação de informações em diversas áreas do conhecimento.

Para explorar mais sobre o fascinante universo do Museu de História Natural de Mato Grosso e sua rica contribuição para a preservação cultural e ambiental, convidamos você a visitar a página dedicada na Wikipédia. Descubra a história, coleções impressionantes, exposições cativantes e a diversificada programação mensal que tornam este museu um ponto de referência essencial.

Acesse a página do Museu de História Natural de Mato Grosso na Wikipédia para uma experiência imersiva em conhecimento: https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_de_História_Natural_de_Mato_Grosso

O Museu de História Natural de Mato Grosso, gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Aberto de quarta a domingo, o Museu proporciona uma experiência enriquecedora para os amantes da história natural.

Localização: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.

CANAIS DIGITAIS:

Por: Thiago “Zina” Crepaldi – Assessoria de Comunicação do Museu de História Natural de Mato Grosso