Museu celebra a 17ª Primavera dos Museus com uma programação diversificada e gratuita; confira!

Entre os dias 20 e 24 de setembro o Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá, oferece atividades que destacam a importância das memórias e da inclusão de pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na história e na cultura do estado

“A memória é uma evocação do passado. É a capacidade humana de reter e guardar o tempo que se foi, salvando-o da perda total”, vai dizer a filósofa brasileira Marilena Chauí. E o que são os museus se não protetores e propagadores de memórias. No Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT), em Cuiabá, não é diferente. Nele é salvaguardado um acervo de grande importância histórica, científica e cultural, sendo referência nacional no estudo da Megafauna. É neste contexto que o MHNMT, entre os dias 20 e 24 de setembro, participa da 17ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiros de Museus (Ibram), cujo tema será: Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas.

Pensando nisso, a equipe do Museu preparou uma programação rica e diversificada, entre as atividades destacam-se a oficina de cianotipia, oficinas de pintura corporal e arco e flecha, ação educativa do museu em libras, exposição temporária e de curta duração, vivência cultural com comunidade quilombola e muito mais. Segundo Enir Maria Silva, coordenadora do Museu e presidente do Instituto Ecoss, o Museu tem um papel importante de valorizar a diversidade e promover a cidadania.

“Por isso, estamos propondo uma série de atividades que reconhecem e dão visibilidade às histórias, as lutas e as conquistas desses grupos sociais que muitas vezes são excluídos, silenciados e invisibilizados pela sociedade. Ao potencializar a voz dessas pessoas, o Museu está também cumprindo a sua missão de preservar, divulgar e educar sobre o patrimônio natural e cultural do estado”, afirma.

Durante toda a semana da Primavera dos Museus (20 a 24 de setembro) o MHNMT terá entrada gratuita e as oficinas também não terão custo para os visitantes!

Confira a programação completa:

20/09/2023 a 24/09/2023 – 08h às 18h

• VISITAÇÃO GRATUITA – Visitação gratuita durante toda a semana.

20/09/2023 a 24/09/2023 – 08h às 09h / 10h às 11h / 14h às 15h / 16h às 17h

• VISITA MEDIADA GRATUITA – Visita mediada pelas exposições permanentes e temporárias.

20/09/2023 – 08h30 às 11h

• AÇÃO EDUCATIVA – “Museu em Libras” – Visita dos alunos do CEAADA, mediada em Libras, seguida pela oficina “Pintando as Árvores”, ministrada pela artista plástica Tânia Pardo.

Link de inscrição: https://forms.gle/dAE56sipejKLfQSa6

20/09/2023 a 24/09/2023 – 08h às 18h

• EXPOSIÇÃO DE CURTA DURAÇÃO – “Festa, Política e o Corpo na Rua: uma antropologia visual da Parada da Diversidade de Cuiabá, nos 50 anos de Stonewall”, de Marcos Aurélio da Silva e Moisés Lopes, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

20/09/2023 a 24/09/2023 – 08h às 18h

• EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA – “Árvore-ser”, composta por obras da artista plástica Tânia Pardo, poemas de Manoel de Barros, e dispositivos táteis e interativos.

21/09/2023 – 09h às 17h

• AÇÃO EDUCATIVA – Comunidade Mata-Cavalo vem ao Museu – Visitação mediada, oficinas artísticas e roda de conversa com membros da comunidade quilombola Mata-Cavalo (Nossa Sra. do Livramento MT).

22/09/2023 – 09h30 às 11h e 15h às 16h

• OFICINA – Oficina de Pintura Corporal e Arco e Flecha – Ministrada pela Criações Boloriê, empresa criativa de artesanato criada por empreendedores do povo Umutina Balatiponé de Barra do Bugres-MT.

Link de inscrição: Manhã – https://forms.gle/4hkcm9qR6gU1tUMn6

Link de inscrição: Tarde – https://forms.gle/aoYbyLmmvyiMXAdw8

23/09/2023 – 09h às 11h

• OFICINA – Oficina “Cianotipia e a Impressão Solar”, com Michelly Fanalli.

Link de inscrição: https://linktr.ee/mhnmt (quarta-feira dia 20/09 às 17h)

SERVIÇO

O Museu de História Natural de Mato Grosso é gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), sendo um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O museu está aberto de quarta a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos domingos a entrada é gratuita. O valor da entrada nos demais dias é de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia).

O endereço do Museu de História Natural de Mato Grosso é Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.

Por: Thiago “Zina” Crepaldi – Assessoria de Comunicação do Museu de História Natural de Mato Grosso.