Museu apresenta programação “Arte e Movimento” para o mês de agosto; confira!

Museu apresenta programação “Arte e Movimento” para o mês de agosto; confira!

Com programação diversificada e inspiradora, o Museu de História de Mato Grosso, em Cuiabá, promove a criatividade e a expressão artística através de oficinas e atividades

As atividades acontecem, gratuitamente, aos sábados na área verde do Museu de História Natural de Mato Grosso. Os interessados devem realizar inscrição. Foto: Thiago Zina Crepaldi/Acervo MHNMT

Através da expressão artística, podemos explorar nossa imaginação, desvendar novas perspectivas e mergulhar em um mundo dinâmico, em constante mudança e evolução. Foi pensando nisso, que o Museu de História de Mato Grosso (MHNMT), em Cuiabá, preparou uma programação especial para o mês de agosto: “Arte e Movimento”. Entre as atividades, destacam-se as oficinas de mandala, caricatura, fotografia e a revigorante prática de Yoga no jardim.

De acordo com Enir Maria Silva, coordenadora do Museu e presidente do Instituto Ecoss, cada atividade foi cuidadosamente planejada para proporcionar momentos de descontração, aprendizado e expressão artística dos participantes. “Estamos animados em oferecer essa programação especial aos visitantes do Museu. ‘Arte e Movimento’ é mais uma oportunidade única de explorar a criatividade e a cultura, e esperamos contar com a participação de todos nesta jornada inspiradora”, comenta.

Os interessados em participar das atividades do mês agosto devem se inscrever por meio do link disponível na biografia do Instagram do Museu (@museuhistorianaturalmt): https://linktr.ee/mhnmt

As vagas são limitadas, e as inscrições serão liberadas às 17h nas quartas-feiras que antecedem as atividades.

Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo telefone (65) 99686-7701 ou visite o Instagram do Museu: @museuhistorianaturalmt.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

05/08 – OFICINA DE MANDALA, COM PATRÍCIA FRAZÃO

Venha relaxar e se inspirar no Museu! Junte-se a nós para uma manhã de pintura de mandalas. Nesta oficina, você terá a oportunidade de criar sua própria mandala, mesmo sem experiência prévia. Descubra a paz e o foco no presente através dessa prática meditativa.

05/08 – OFICINA DE CARICATURA, COM ANDRÉ LEMOS

Essa atividade é para você que gosta de desenhar e deseja aprimorar suas habilidades artísticas. O renomado caricaturista de TV, André Lemos, irá ensinar noções básicas da caricatura, passando pela teoria e a prática.

As vagas são limitadas! Não perca a chance de participar.

05/08 – AÇÃO CARICATURA TURISTA, COM ANDRÉ LEMOS

Nesta tarde quem estiver visitando o Museu poderá ganhar uma linda caricatura feita pelo renomado artista de TV, André Lemos. A ação faz parte do projeto solidário “Caricatura Turista”. Em troca das caricaturas estaremos recebendo doações de Produtos de Limpeza (água sanitária, detergente, desinfetante, sabão em pó, entre outros), que serão destinados à fundação Abrigo do Bom Jesus, de Cuiabá (MT). O Museu aguarda a sua visita.

• Horário: a partir das 14h

• Museu de História Natural de MT

12/08 – COLAGEM ARTÍSTICA – CARTÃO POP UP, COM ODANILOBARRETO

Na oficina os participantes vão aprender a fazer um cartão pou-up personalizado. Essa técnica combina beleza, habilidades técnicas e conteúdo para criar um universo único. É uma verdadeira obra de engenharia em papel. Essa pode ser uma ótima opção de presente para alguém especial.

• Dia: 12 de agosto

19/08- OFICINA DE CRIATIVIDADE NA FOTOGRAFIA

No Dia Mundial da Fotografia teremos uma oficina onde iremos aprender a explorar os diversos aspectos da linguagem fotográfica, exercitando a técnica e soltando a criatividade. A oficina apresentará como a fotografia artística e suas formas de se expressar podem influenciar um clique, através de exercícios práticos.

• Dia: 19 de agosto

26/08 – YOGA NO MUSEU, COM AMANDA CRISTHIE

Venha se conectar, relaxar e fortalecer mente e corpo em um ambiente tranquilo e cercado por natureza. Neste dia, teremos a prática de Hatha Yoga, uma das modalidades mais populares do Ocidente, focada no condicionamento físico, fortalecimento corporal e aumento da flexibilidade. Todas as pessoas são bem-vindas! Observação: Para o Yoga trazer um tapete de Yoga, toalha ou almofada.

O período programático da atividade é de 1 hora.

• Dia: 26 de agosto

• Horário: 8h às 9h

26/08 – FOLCLORE EM CENA, COM DAYA CRUZ

Nesta oficina, vamos trabalhar a linguagem teatral para explorar as expressões corporais e recontar a famosa lenda de mato-grossense do “Minhocão do Pari”. Jogos e brincadeiras vão fazer parte da atividade, promovendo a socialização, criatividade e o reconhecimento das potencialidades das expressões corporais.

• Dia: 26 de agosto

SERVIÇO

O Museu de História Natural de Mato Grosso é gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), sendo um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O museu está aberto de quarta a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos domingos a entrada é gratuita. O valor da entrada nos demais dias é de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia).

O endereço do Museu de História Natural de Mato Grosso é Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.

Por: Thiago “Zina” Crepaldi – Assessoria de Comunicação do Museu de História Natural de Mato Grosso