Kamalupe: Colônia de férias no Museu oferece diversão, aprendizado e experiências interativas para crianças e adolescentes durante as férias escolares

Viva aventuras e descobertas nas férias: participe da Colônia de Férias do Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá!

Kamalupe significa panela grande no idioma aruak do povo Waurá, localizado no Xingu. A fabricação dessas panelas faz parte de sua cultura: feitas de barro, servem para todas as atividades, principalmente quando chega a época de festas e colheita de mandioca e milho. Foto: Zina Crepaldi/Acervo MHNMT

Julho chegou e, com ele, as tão esperadas férias escolares! Para tornar esse período ainda mais especial, o Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT), localizado em Cuiabá, tem o prazer de anunciar a realização da tradicional colônia de férias “Kamalupe”. O evento irá acontecer entre os dias 13 e 15 de julho, proporcionando diversão e aprendizado para crianças e adolescentes.

Com uma programação repleta de atividades lúdicas e interativas, o Kamalupe promete encantar os participantes de todas as idades. As crianças terão a oportunidade de explorar o espaço do museu de forma divertida e interativa, além de participarem de oficinas, brincadeiras em família e um animado arraiá julino na área verde do Museu.

Enir Maria Silva, Coordenadora do Museu e Presidente do Instituto Ecoss, destaca que o Kamalupe busca proporcionar vivências de interação com o espaço museal, indo além das exposições. Ela conta que as atividades foram cuidadosamente planejadas para estimular a criatividade, a imaginação e o conhecimento das crianças, promovendo uma experiência enriquecedora.

“Sabemos que o Museu é um lugar de cultura, ciência e educação, mas também de lazer, entretenimento e convivência. Por isso, queremos que as famílias aproveitem esse momento para trazer as crianças para participar das nossas atividades do Kamalupe. Esperamos que todos se sintam acolhidos e felizes no nosso Museu, que é um espaço de todos e para todos”, explica.

Entre as atividades oferecidas, destacam-se a oficina de cerâmica, que ensinará técnicas de modelagem em argila; a oficina de pintura em aquarela, para explorar as cores e a expressão artística; a oficina de grafismos indígenas Bakairi, onde os participantes conhecerão a arte do povo Bakairi e seus significados; oficina de personalização de camisetas; e o arraiá do Kamalupe, com brincadeiras e comidas típicas. Além disso, haverá uma emocionante caça ao tesouro, proporcionando diversão e aventura para os pequenos exploradores.

As inscrições para participar do Kamalupe devem ser feitas por atividade e estarão abertas a partir das 17h do dia 05 de julho pelo link na biografia do Instagram do Museu linktr.ee/mhnmt. Garanta a vaga e desfrute de momentos de diversão e aprendizado neste período de férias.

Veja a Programação completa:

Oficina: Arte com o Barro – com Samuel Suniaga

Brincar e aprender com o barro é parte fundamental da nossa colônia de férias! Nesta oficina aprenderemos a criar peças fantásticas usando argila!

• Dia: 13 de julho

Oficina: Customização com stencil – com Equipe do MHNMT

Esta oficina estimulará sustentabilidade e criatividade. Incentivamos que os participantes levem suas próprias peças de roupas para customizar (camiseta, calça, moletom e etc.), deste modo, vamos promover a reutilização e a redução do desperdício têxtil. Utilizando stencils, canetas e tintas, os participantes poderão criar uma peça exclusiva e cheia de estilo e criatividade!

• Dia: 13 de julho

• Horário: 14h às 16h

Oficina: Aquarelando Memórias – com Kadinne Strobel

Nesta oficina aprenderemos as técnicas básicas da aquarela para criarmos uma linda pintura de viagens, passeios e outros momentos especiais vividos durante as férias.

• Dia: 14 de julho

Oficina: Arte, grafismos e cores – com Kaya Agari

Nesta oficina os participantes vão aprender com a artista plástica Kaya como criar lindos padrões inspirados na cultura dos povos indígenas Kurâ Bakairi.

• Dia: 14 de julho

• Horário: 14h às 16h

Oficina: Caça ao tesouro – com Equipe do MHNMT

Vamos embarcar em uma aventura! Com a ajuda de um tesouro escondido, as crianças, em grupo, vão aprender a interpretar o mapa, encontrar as pistas e resolver as charadas.

• Dia: 15 de julho

Arraiá do Kamalupe – com Equipe do MHNMT

Venha se divertir no Arraiá do Kamalupe no Museu! Teremos músicas, brincadeiras e comidas típicas. Vista-se a caráter e participe da nossa dança de quadrilha. Essa festança será imperdível!

• Dia: 15 de julho

• Horário: 14h às 17h

Serviço:

• Evento: Kamalupe – Colônia de Férias do MHNMT

• Data: 13, 14 e 15 de julho

Venha aproveitar as férias no Museu de História Natural de Mato Grosso e faça parte do Kamalupe! Uma experiência inesquecível para os pequenos exploradores e suas famílias.

Sobre o Museu de História Natural de Mato Grosso:

O MHNMT é uma instituição dedicada à pesquisa, conservação e divulgação da história natural do estado de Mato Grosso. Este espaço é um equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que é gerido, desde 2006, pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss). O Museu oferece exposições permanentes e temporárias, além de atividades educativas e culturais para todas as idades.

Localizado em Cuiabá, na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT, o Museu está aberto de quarta a domingo, das 8h às 18h, o valor da entrada nos demais dias é de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia) e aos domingos a entrada é gratuita.

Por: Thiago “Zina” Crepaldi – Assessoria de Comunicação do Museu de História Natural de Mato Grosso