Celebração e Luta no Dia dos Povos Indígenas

Celebração e Luta no Dia dos Povos Indígenas

19 de abril é uma data de resgate cultural e de luta para os povos originários, que buscam reconhecimento e respeito

Por Thiago “Zina” Crepaldi

Etnia Bororo em apresentação de dança tradicional “Oiêgu”. Foto: Luiz Leite/Acervo MHNMT

Hoje, 19 de abril, é o Dia dos Povos Indígenas. Esta é uma data de luto e de luta para os povos originários, que resgatam os saberes tradicionais e se fortalecem. Isaac Amajunepá, da aldeia Umutina do Povo Balatiponé, destaca que essa data não é apenas festiva. “Para nós indígenas esse dia é importante para fortalecer o conhecimento dos nossos antepassados e reconhecer que a nossa luta continua; lutamos pelo direito de existir, pela demarcação dos nossos territórios e por respeito”, esclarece Isaac.

Ainda segundo Isaac, para os não indígenas, esse dia deve ser uma forma de apoiar as lutas e as reivindicações por justiça, respeito e dignidade do povo indígena. “É preciso que os brancos aprendam a ouvir a nossa voz e nos respeitem como sujeitos de direitos e como protagonistas das nossas histórias”, declara.

Por meio de ações socioeducativas, o Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá, busca fortalecer e valorizar as tradições dos povos originários do estado de Mato Grosso. O Encontro Indígena, que este ano chega a sua décima edição, é uma destas iniciativas que fomenta as trocas culturais dos povos entre si e com os não indígenas. Entre os dias 18 e 21 de abril representantes das etnias Umutina, Kuikuro, Bororo, Karajá, Kamayurá, Kurâ-Bakairi, Manoki e Xavante estão reunidas no Museu para discutir as questões da territorialidade, que não se restringe apenas ao espaço geográfico, mas se estendem à própria resistência dos povos indígenas.

Nárru Yamalui, da etnia Kuikuro, que já participou de cinco edições do encontro, destaca a importância de espaços como este em que os indígenas possam contar a sua história e compartilhar suas culturas. Ele diz que isso gera um respeito e o respeito é muito importante para ele. “Nós indígenas somos os protagonistas e podemos contar a nossa própria história. Não é preciso que os antropólogos e os historiadores contem ela por nós”, ressalta Yamalui.

Nárru Yamalui, da etnia Kuikuro, durante o 10º Encontro Indígena explica a importância dos indígenas usarem a própria voz para compartilhar os seus saberes. Foto: Luiz Leite/Acervo MHNMT

Para Enir Maria Silva, coordenadora do Museu e presidente do Instituto Ecoss, o contato direto com as comunidades tradicionais é fundamental para sensibilizar as novas gerações. “Não é suficiente apenas falar sobre diversidade com crianças e jovens; é necessário que eles experimentem, conheçam e se aproximem da realidade dos povos indígenas, que são uma parte integrante de nossa história e identidade nacional. É por isso que o Encontro Indígena se tornou um espaço para experimentar e trocar ideias”, afirma a coordenadora do Museu.

Celebrar o Dia dos Povos Indígenas é uma forma de apoiar suas lutas por reconhecimento e respeito. Eles são parte fundamental da história e da identidade do Brasil e contribuem para a riqueza cultural e ambiental do país.

Dia dos Povos Indígenas

Em 1943, o dia 19 de abril foi incluído no calendário comemorativo brasileiro como o “Dia do Índio”, mas em 2022 da Lei 14.402/2022, de autoria da primeira deputada indígena, Joênia Wapichana mudou o nome para “Dia dos Povos Indígenas”, reconhecendo a pluralidade e a diversidade dos povos originários brasileiros. A mudança também foi uma forma de combater o estereótipo do índio genérico, que muitas vezes é retratado de forma folclórica e exótica.

SERVIÇO:

10º Encontro Indígena é realizado pelo Instituto Ecoss, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do Museu de Etnologia e Arqueologia da UFMT e Univag.

O evento é gratuito e acontece de 18/04 a 21/04, no Museu de História Natural de Mato Grosso, localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT. A programação completa está disponível em: https://www.sympla.com.br/evento/10-encontro-indigena/1950613

Contato: (65) 9 9686-7701 e Instagram: @museuhistorianaturalmt

O Museu de História Natural de Mato Grosso, gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer(Secel).