10º Encontro Indígena reúne mais de 550 pessoas na tarde desta terça-feira (18)

10º Encontro Indígena reúne mais de 550 pessoas na tarde desta terça-feira (18)

Alunos de Cuiabá e Várzea Grande participaram de roda de conversas, palestra, vivências culturais e oficinas com indígenas de cinco etnias diferentes no Museu de História Natural de Mato Grosso

Por: Aline Costa – Programa Jovem Jornalista

Estudantes do ensino da rede pública e particular participam do 10º Encontro Indígena, que acontece de 18 a 21 de abril. Foto: Melissa Rocha/Acervo MHNMT.

O primeiro dia de Encontro foi marcado pela presença de estudantes do ensino fundamental e médio de seis escolas, além do público espontâneo, totalizando quase 600 pessoas. A programação da tarde contou com várias atividades, que iniciou com uma roda de conversa com cinco indígenas representando algumas das etnias participantes do evento e finalizou com a oficina de confecção de bonecas Ritxokô/Ritxoo.

Iniciando-se às 14 horas, a roda de conversas teve a participação de indígenas das etnias Xavante, Karajá, Bororo, Umutina e Kuikuro; e contou com a ampla participação de crianças e adolescentes das escolas convidadas, que tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre as vivências dos indígenas e puderam entender as diferentes culturas existentes entre as etnias. “Chamam a gente de índio. Todo mundo acha que temos a mesma cultura, mas não é. Somos diferentes na cultura, culinária, crenças em tudo” ressaltou Nárru Yamalui, pesquisador e indígena do povo Kuikuro do Xingu.

A professora Simone Figueiredo, da Escola EMEB Prof. Helio Souza Vieira, disse que achou uma ótima experiência e ficou muito animada em ver as crianças felizes. “É muito importante conhecer as culturas indígenas, que não são de nosso convívio, para que possamos conhecer o que não sabemos. Muitas coisas ditas na roda de conversa foram de aprendizado”, conta a professora.

Crianças e adolescentes participam de vivências artísticas e culturais de pintura corporal, dança, música e arco e flecha. Lidiane Kuruguga Emugu, do povo indígena Bororo pintando estudante.Foto: Melissa Rocha/Acervo MHNMT.

Após a roda de conversa, os alunos tiveram a chance de participar de vivências culturais com os indígenas presentes, nas quais foram pintadas, participaram de rodas de dança, conversaram e tiraram dúvidas.

Para Jennifer Iasmin, de 10 anos, estudante da Escola Estadual Governador José Garcia Neto, passar a tarde no Museu foi muito legal e sua parte favorita foi a roda de dança em que ela participou.

Além das atividades voltadas para as crianças, aconteceu também uma mesa-redonda com o tema “Território, resistências e mudanças climáticas”, que trouxe uma importante conversa sobre como os impactos ambientais têm interferido nas dinâmicas de cada povo. Participaram da mesa Valmir Xinuli, geológo e integrante do Coletivo Ijã Mytyli de Cinema Manoki e Myky, Alessandra Arruda, do povo Guató, psicóloga e mestranda em Antropologia, e Helena Corezomaé, povo Umutina, jornalista e mestre em Antropologia Social. A Mesa-redonda está disponível no canal do YouTube do Museu: https://youtube.com/live/c6d5m7RDnwE?feature=share

Após o momento de vivências, ocorreu a oficina de bonecas Ritxokô e Ritxoo com Caren Kelly Karitymaru, pedagoga e indígena do povo Karajá, com um público menor onde os participantes puderam aprender como modelar as bonecas a partir da argila.

Nárru Yamalui, que já participou de cinco edições do encontro, diz que é muito importante que o indígena possa contar a sua história e que os alunos e as crianças tenham a oportunidade de conhecê-los pessoalmente. Ele diz que isso gera um respeito e que esse respeito é muito importante para ele. Para o indígena, muitos pesquisadores passam pelas aldeias, mas contam tudo sob o olhar deles ou não ficam sabendo de muitas coisas. Dessa forma, ele, como indígena pode contar suas vivências às pessoas. “Nós indígenas somos os protagonistas e podemos contar a nossa própria história. Não é preciso que os antropólogos e os historiadores contem ela por nós”, afirmou.

Crianças se encantam com as histórias contadas por indígenas durante o 10º Encontro Indígena. Foto: Melissa Rocha/Acervo MHNMT.

Serviço:

10º Encontro Indígena é realizado pelo Instituto Ecoss, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do Museu de Etnologia e Arqueologia da UFMT e Univag.

O evento é gratuito e acontece de 18/04 a 21/04, no Museu de História Natural de Mato Grosso, localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT. A programação completa está disponível em: https://www.sympla.com.br/evento/10-encontro-indigena/1950613

Contato: (65) 9 9686-7701 e Instagram: @museuhistorianaturalmt