Museu recebe honraria na Assembleia Legislativa

Museu recebe honraria na Assembleia Legislativa

Com 17 anos de história, o Museu de História Natural de Mato Grosso foi homenageado pela Assembleia Legislativa por sua contribuição significativa à cultura, ciência e educação no estado.

A presidente do Instituto Ecoss e coordenadora do Museu, Enir Maria Silva, recebeu das mãos do deputado estadual Wilson Santos a Moção de Congratulação aos 17 anos do MHNMT. Foto: Gilberto Leite de Oliveira.

Na noite de sexta-feira, 24 de maio, o Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) com uma moção de congratulação, celebrando seus 17 anos de contribuição para a cultura e ciência na capital do estado. A cerimônia também homenageou outras instituições e personalidades que têm desempenhado papéis fundamentais no desenvolvimento de Mato Grosso em diversos setores.

A sessão especial, requerida pelo deputado Wilson Santos (PSD), incluiu a entrega das comendas Filinto Müller e Dante de Oliveira, títulos de cidadão mato-grossense, além de moções de aplausos. Em seu discurso, o deputado destacou a importância de reconhecer aqueles que se dedicam com excelência ao estado.

“Muito se fala da economia, do dinheiro gerado nessas terras. É fundamental enaltecer as pessoas, porque são elas que fazem a grandiosidade deste estado. Portanto, nesta noite, quem presta as homenagens não é o deputado ou a Assembleia Legislativa, mas a própria sociedade”, destacou o parlamentar.

Wilson Santos durante a Sessão especial entrega de Títulos e outras honrarias da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Foto: Gilberto Leite de Oliveira.

A coordenadora do Museu e presidente do Instituto Ecoss, Enir Maria Silva, recebeu a moção de congratulação das mãos do deputado e expressou sua gratidão pelo reconhecimento.

“O Museu é um projeto pensado e realizado a muitas mãos. No início dos anos 2000, o Instituto Ecoss tinha o desejo de salvaguardar e divulgar a pré-história do nosso estado. Ao longo do caminho, encontramos parceiros que foram a força motriz para chegarmos ao patamar que estamos hoje, sendo reconhecidos como um dos museus mais importantes de Mato Grosso, uma referência nacional e internacional. Agradeço, em nome de toda a equipe do Instituto Ecoss e do Museu de História Natural de Mato Grosso, por esse reconhecimento”, destacou Enir Maria Silva.

Além do Museu de História Natural de Mato Grosso, a cerimônia também homenageou outras instituições e personalidades que têm desempenhado papéis fundamentais no desenvolvimento de Mato Grosso.

O Museu de História Natural de Mato Grosso tem desempenhado um papel crucial na preservação e divulgação do patrimônio natural e cultural do estado. Sua trajetória de 17 anos é marcada por um compromisso contínuo com a educação, a pesquisa científica e a promoção da cultura local, tornando-se um símbolo de excelência e dedicação para Mato Grosso e para o Brasil.

Gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), o MHNMT é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O espaço é aberto ao público de quarta a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos e feriados a entrada é gratuita. O valor da entrada nos demais dias é de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). O Museu está localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.

Canais digitais:

Por Thiago Zina Crepaldi – Assessoria de Imprensa do MHNMT