Museu onde nasceu Joaquim Murtinho comemora seu 13º aniversário

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Neste sábado, 7 de dezembro, o Museu de Historia Natural Casa Dom Aquino, comemora 13 anos de existência. A Casa colonial que abriga coleções científicas foi construída em 1842 e em 1848 nela nasceu Joaquim Murtinho, uma das ilustres figuras da história do estado, que durante o final do século XIX e início do século XX, exerceu o cargo de Senador por três mandatos e também chegou a ser Ministro da Fazenda, além de ser um grande empresário.

Filho de José Antônio Murtinho e Dona Rosa Murtinho, o cuiabano Joaquim Duarte Murtinho, Iniciou seus estudos no Seminário da Conceição e aos 16 anos ingressou na célebre Escola Central de Engenharia e em sequência se formou em Medicina, tornando o precursor da Homeopatia no Brasil.

Joaquim Murtinho era também um dos grandes empresários da época, sendo um dos 3 donos da empresa Erva Mate Laranjeira (Atuou na exploração de erva-mate no sul do Mato Grosso). Ao comando de Joaquim Murtinho, dispondo de grande número de colaboradores em Mato Grosso, foi montado o posto de comando na antiga fazenda “Três Barras”, à margem esquerda do Paraguai, onde abriu o porto mais tarde denominado “Porto Murtinho”, que recebeu a sede da Companhia Mate Laranjeira, onde foi planejada e construída a primeira via-férrea do Estado, para ligar Porto Murtinho as outras regiões, com vistas ao transporte do mate. A partir desse desbravamento, intensificaram-se as concentrações urbanas de Bela Vista, Ponta Porã e outras cidades e povoações diversas.

Joaquim Murtinho fez história através de sua vida pública. Foi eleito senador por 3 mandatos, ficando desde 1890 até 1911. Durante sua legislatura chegou a ocupar a vice-presidência do Senado. Porém, seu mais importante legado foi como Ministro da Fazenda (1898-1902) no governo Campos Sales, saneando as finanças brasileiras durante sua gestão. Este ilustre cidadão mato-grossense morreu em 19 de novembro na então capital do Brasil, o Rio de Janeiro.

Neste dia 7 de dezembro fazem 171 anos de nascimento de Joaquim murtinho na casa predestinada e pública. Venha visitar o Museu de História Natural Casa Dom Aquino e conheça as coleções científicas e a história de Dom Aquino Corrêa e Joaquim Murtinho, dois ilustres cidadãos que ajudaram a construir Mato Grosso.

Horário de funcionamento: Quarta a domingo das 8h às 18h

Entrada: R$ 6,00 (inteira) R$ 3,00 (meia)

Radharani Kuhn – Assessora de Imprensa 

Matéria publicada em dezembro de 2019