Museu Casa Dom Aquino será reaberto ao público e traz exposição de Máscaras Indígenas, Café e Loja de Artesanatos

No próximo dia 7 de outubro, a partir das 9h, a exposição museológica do Museu Casa Dom Aquino será reaberta ao público em evento para toda a população. O Museu ainda traz algumas novidades como a exposição permanente de Máscaras Indígenas Waurá, Café Casa Dom Aquino, Loja de Artesanatos e a inauguração da Reserva Técnica, um espaço construído recentemente para o armazenamento de peças que não estão em exposição.

O evento de reabertura apresentará aos visitantes a exposição das Máscaras Indígenas Waurá, confeccionadas durante a festa Atujuwá, um importante ritual indígena da tribo Waurá, localizada no Parque Indígena do Xingú. As máscaras foram doadas ao Museu pela Archaeo Pesquisas Arqueológicas e a exposição patrocinada pelo Grupo Terna Brasil.

A Casa Dom Aquino foi construída em 1842 na beira do rio Cuiabá e abriga desde 2006 o Museu de História Natural Casa Dom Aquino, apresentando para toda população uma exposição permanente de Arqueologia e Paleontologia. Com fósseis de animais já extintos, as peças da exposição representam a evolução biológica através das Eras geológicas e arqueológica e artefatos produzidos pelo homem desde a pré-história até os dias atuais. Os principais itens do acervo são os fósseis da preguiça e tatu gigante, dinossauros, animais marinhos e peças cerâmicas produzidas por nossos antepassados.

Com um amplo acervo distribuído entre a exposição aberta ao público e itens salvaguardados cuidadosamente na Reserva Técnica, o Museu é gerenciado pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) juntamente com a Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso e tem como parceiros o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ministério da Cultura, Grupo Terna e as Usinas Hidrelétricas (UHE) Sinop e São Manoel.

O Museu Casa Dom Aquino está localizado na Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Dom Aquino, Cuiabá (MT).

Horário de funcionamento:

Terça a sábado: 8h às 18h – com visita guiada

Domingos: 8h às 12h – sem visita guiada.

Radharani Kuhn – Assessora de Imprensa

Matéria publicada em setembro de 2019