Museu faz exposição na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Cuiabá

Entre as peças expostas estarão réplicas de animais da Megafauna e de dinossauros que viveram em Chapada dos Guimarães.

Exposição reconta a história do planeta terra e dos seres humanos através de artefatos paleontológicos e arqueológicos (Foto: Caiubi Kuhn/Arquivo MHNMT)

Entre os dias 18 e 20 de outubro o Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNT) estará com a Exposição Itinerante na Escola Técnica Estadual de Cuiabá, a ação integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O público terá a oportunidade de conhecer parte do acervo arqueológico e fósseis paleontológicos do Museu. Além disso, serão exibidas réplicas de animais da Megafauna e de dinossauros que viveram em Chapada dos Guimarães.

O objetivo dessa atividade é mobilizar a comunidade de Cuiabá e região, em especial crianças e jovens, em torno da história natural do estado de Mato Grosso. De acordo com Vitória Ramirez Zanquetta, curadora do Museu, a partir da exposição é possível estimular a curiosidade científica do público. “Esta iniciativa é muito importante para socializar os conhecimentos que o Museu de História Natural de Mato Grosso produz e salvaguarda. É uma forma de popularizar e divulgar as ciências, instigando o público a consumir e quem sabe futuramente produzir conhecimento científico”.

Além do Museu Itinerante, haverá no local outras atrações e ações de divulgação para o público em geral, como palestras, lançamento de revista, oficinas, entre outras atividades. Uma programação completa para toda a família.

Abertura: 18/10 a partir das 18h00

Exposição: 19/10 até 20/10

Local: Avenida Gonçalo Antunes de Barros s/nº – Bairro Carumbé (ao lado do antigo Presídio Carumbé)

Horário da Exposição: 8h00 às 17h00

Entrada: Gratuita

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Museu de História Natural de Mato Grosso, gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O Museu está localizado na está localizado na Av. Beira Rio, n.º 2000, bairro Jardim Europa, com funcionamento de quarta a domingo, das 8h às 18h e entrada no valor de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Aos domingos a visitação é gratuita.

Thiago “Zina” Crepaldi (Assessor de Imprensa do MHNMT)