Museu de História Natural de Mato Grosso realiza atividades gratuitas no Dia das Crianças

Programação tem visitação gratuita, oficina de fantoches e contação de histórias

No feriado, brincadeiras e atividades prometem divertir a criançada que passar pelo Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá. (Foto: Thiago “Zina” Crepaldi/Instituto Ecoss)

Para celebrar o Dia das Crianças, o Museu de História Natural de Mato Grosso promove atividades especiais para quem estiver em Cuiabá no feriado. No dia 12 de outubro, a partir das 8h da manhã, o Museu oferece atividades gratuitas, que incluem visitação gratuita, contação de histórias e oficina de fantoches, além de brincadeiras ao ar livre.

Segundo a coordenadora do Museu, Enir Maria Silva, o objetivo dessas atividades na área verde da instituição é despertar nas crianças a curiosidade, criatividade e o trabalho em equipe. “Com as atividades ao ar livre, pretendemos estimular as crianças a desenvolverem habilidades e capacidades essenciais à formação humana e à convivência coletiva”, aponta a coordenadora do Museu.

Além disso, vale a pena a visita à exposição permanente que apresenta fósseis de mais de 2 bilhões de anos – de animais marinhos, megafauna e até de dinossauros-, artefatos arqueológicos e das populações originárias de Mato Grosso. Atualmente, a instituição conta com a exposição temporária chamada “Cerrado: Luz e Sombra”, com pinturas do artista plástico mato-grossense Miguel Penha.

CONFIRA A AGENDA – 12/10

Visitação Mediada Gratuita

8h às 9h e 10h às 11h

14h às 15h e 16h às 17h

Contação de Histórias + Oficina de fantoches

9h às 11h – Ministrante: Mariana Neves – Artista e Professora; e Anibal Pereira – Artista

Vamos abrir a “Caixa de Histórias” para voltar numa época em que os animais falavam que ainda não existia luz na terra, tudo era uma escuridão sem fim. Então, o leão – sendo o rei dos animais – decidiu fazer uma grande viagem para encontrar solução para esse problema, pois estava cansado de ouvir tantas reclamações. E, ele voltou para a floresta com uma grande novidade: no alto de uma colina existia um rei que possuía toda luz e todo calor do mundo. Vem com a gente para descobrir como o sol passou a brilhar no mundo? Depois dessa contação as crianças vão poder participar de uma oficina para confeccionar o seu próprio fantoche com materiais recicláveis.

Inscrições abertas

Para participar das atividades é necessário fazer uma inscrição prévia, por meio do WhatsApp do Museu (65) 99686-7701 ou e-mail casadomaquinomuseu@gmail.com. As vagas são limitadas.

O Museu de História Natural de Mato Grosso, gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O Museu está localizado na está localizado na Av. Beira Rio, n.º 2000, bairro Jardim Europa, com funcionamento de quarta a domingo, das 8h às 18h e entrada no valor de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Aos domingos a visitação é gratuita.

Thiago “Zina” Crepaldi (Assessor de Imprensa do MHNMT)