Museu de História Natural de Mato Grosso promove 11º Encontro Indígena em Cuiabá

O evento, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de abril, celebra a diversidade e fortalece os laços entre povos indígenas e não indígenas

O evento acontecerá entre os dias 17 e 19 de abril com entradaO evento acontecerá entre os dias 17 e 19 de abril com entrada gratuita e aberto ao público de todas as idades. (Foto: Mario Friedlander/Acervo MHNMT e Instituto Ecoss)

Mato Grosso tem 45.065 pessoas indígenas vivendo em territórios demarcados, número que corresponde a 77% da população total. Esse é o maior percentual do Brasil, conforme o recorte do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante disso, é necessária a preservação e celebração desta diversidade étnica e riqueza cultural ímpar.

Desde sua fundação em 2006, o Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT), gerido pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss) em parceria com a Secretária de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), tem se dedicado a fortalecer os laços com os povos indígenas locais por meio de diversas atividades socioculturais. Uma destas iniciativas é o Encontro Indígena, que este ano chega a sua décima primeira edição, consolidando-se como um dos maiores eventos do estado.

Agendado para os dias 17, 18 e 19 de abril, o 11º Encontro Indígena promete uma programação rica e diversificada, repleta de atividades destinadas a promover a interculturalidade e valorizar as identidades tradicionais.

Sob o tema “Memória Viva: Difusão de Saberes e Tradições“, esta edição reafirma o compromisso do Museu em preservar e disseminar as culturas dos povos tradicionais. Enir Maria Silva, Coordenadora do Museu e Presidente do Instituto Ecoss, destaca a importância deste encontro como um espaço de diálogo e troca de experiências entre indígenas e não indígenas. “É uma oportunidade singular para superar preconceitos e construir pontes sólidas entre as diversas comunidades”, enfatiza Silva.

Crianças se encantam com as narrativas contadas por indígenas durante o Encontro Indígena, realizado em 2023, no Museu de História Natural de Mato Grosso. (Foto: Melissa Rocha/Acervo MHNMT).

A arqueóloga, Suzana Hirooka, membra fundadora do Instituto Ecoss e idealizadora do Encontro Indígena, destaca a relevância deste evento como uma oportunidade ímpar para a promoção e difusão dos Saberes e Tradições, especialmente entre crianças e jovens em idade escolar. “Ao abrir esse espaço de interação entre indígenas e não indígenas, o Museu possibilita a dissolução de preconceitos enraizados na nossa sociedade. O contato direto, especialmente para crianças e jovens, com as expressões culturais indígenas e seus saberes tradicionais, leva as pessoas a apreciar a riqueza cultural do estado, que precisa ser protegida, enaltecida e compartilhada”, afirma.

Com a participação confirmada de representantes das etnias Umutina, Kuikuro, Bóe Boróro, Karajá, Xavante e Manoki, o evento promete ser uma imersão na riqueza cultural desses povos. Além de apresentações culturais, rodas de conversa e vivências socioculturais com narrativas indígenas, pintura corporal, arco e flecha, o público terá a chance de prestigiar e fortalecer a economia criativa durante a feira de artesanatos e muito mais.

Outro destaque da programação é a parceria com o Ministério Público Federal (MPF), que promoverá uma roda de conversa com representantes indígenas para discutir as demandas das comunidades, a ação integra a agenda da Campanha Abril Indígena do MPF. Para Ricardo Pael Ardenghi, Procurador-chefe do MPF em Mato Grosso, essa colaboração entre o Abril Indígena e o Encontro Indígena é crucial diante dos desafios enfrentados pelas populações tradicionais. “É nossa responsabilidade proteger os direitos desses povos e fortalecer as políticas de promoção de sua dignidade e bem-estar”, destaca Ardenghi.

Participante assíduo desde a inauguração do Encontro Indígena, Nárru Yamalui, representante do povo Kuikuro do Alto Xingu, destaca a oportunidade de evidenciar a vasta diversidade presente entre os povos indígenas. “Estou entusiasmado com mais esta edição do encontro indígena. Espero que pessoas de todas as idades, crianças, jovens e adultos, possam se juntar a nós. É uma chance de fortalecermos nossa cultura”, compartilha.

Representantes do povo Kuikuro no 1º Encontro Indígena realizado no Museu de História Natural de Mato Grosso, em 2008, conversaram com estudantes. Da esq. para dir. Yakari e Nárru Yamalui. (Foto: Acervo Instituto Ecoss/MHNMT)

O evento, com inscrições gratuitas para o público em geral através da plataforma do Sympla, também contará com uma entrada solidária de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado às comunidades indígenas participantes. Escolas interessadas em participar podem agendar suas visitas através do telefone do Museu de História Natural de Mato Grosso: (65)3634-4858.

Serviço:

O 11º Encontro Indígena é uma realização do Instituto Ecoss, do Museu de História Natural de Mato Grosso, do Ministério Público Federal e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

O evento é gratuito e acontece de 17/04 a 19/04, no Museu de História Natural de Mato Grosso, localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT. A programação completa está disponível em: https://www.sympla.com.br/evento/11-encontro-indigena-memoria-viva-difusao-de-saberes-e-tradicoes/2420135

Contato: (65) 9 9686-7701 e Instagram: @museuhistorianaturalmt

Museu de História Natural de Mato Grosso, gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).