Diversidade e Diálogo Marcam a Abertura do 11º Encontro Indígena do Museu em Cuiabá

O evento, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de abril no Museu de História Natural de Mato Grosso, fortalece os laços entre povos indígenas e não indígenas

Por Thiago Zina Crepaldi – Assessoria de Comunicação MHNMT

Abertura do 11° Encontro Indígena no Museu de História Natural de Mato Grosso no dia 17 de abril de 2024. Foto: Mellissa Rocha/Acervo do Instituto Ecoss.

Na manhã desta quarta-feira, 17 de abril, o Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT), em Cuiabá, celebrou a abertura do 11º Encontro Indígena com a presença da Assembleia Legislativa do Estado, do Tribunal de Justiça, Ministério Público Federal, Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. O evento, que se estenderá até sexta-feira, dia 19, é uma plataforma dedicada ao diálogo, à integração e à valorização das ricas culturas originárias do estado, uma tradição que completa 16 anos de história.

Com o tema “Memória Viva: Difusão de Saberes e Tradições”, esta edição reafirma o compromisso do Museu em preservar e disseminar as vibrantes culturas dos povos tradicionais que moldaram a história e a identidade de Mato Grosso.

A cerimônia de abertura foi uma celebração à diversidade, contando com a participação de 30 representantes indígenas dos povos Kuikuro, Umutina, Karajá, Xavante e Boe Bororo. Eles compartilharam as riquezas de suas culturas, tradições e manifestações.

José Mário, da etnia Boe Bororo, da aldeia Meruri, localizada no município de General Carneiro-MT, destacou a importância das trocas socioculturais durante o encontro Indígena no Museu. “Este intercâmbio cultural é muito válido. Viemos para o Museu preparados para divulgar nossos valores culturais através de danças e pinturas. Os alunos que participam têm a oportunidade de conhecer os modos de vida indígenas, o que é muito interessante. Quando voltamos para a aldeia, sentimos mais motivação para garantir que as futuras gerações não percam esses valores e essa riqueza cultural que possuímos”, refletiu.

José Mário, da etnia Boe Bororo, da aldeia Meruri. Foto: Mellissa Rocha/Acervo do Instituto Ecoss.

Enir Maria Silva, coordenadora do Museu e presidente do Instituto Ecoss, ressaltou a relevância de sensibilizar as novas gerações. “Esse contato direto com as comunidades indígenas é fundamental para a preservação das culturas dos povos e para a construção de pontes sólidas entre as diversas etnias”, considerou.

Suzana Hirooka, idealizadora do encontro indígena e membro-fundadora do Instituto Ecoss, refletiu sobre a trajetória do evento e fez projeções para o futuro. “A persistência em realizar o encontro indígena ao longo de 16 anos fortaleceu a união com os povos indígenas. O grande sucesso dessa iniciativa é o protagonismo das etnias. Abrimos espaço para o debate e promovemos a interação cultural entre não indígenas e indígenas. Nosso objetivo é dissolver o preconceito enraizado contra os indígenas através do contato direto com os povos tradicionais, pois ver, ouvir, sentir e vivenciar as culturas pode transformar o preconceito em respeito”. E completou: “O Encontro Indígena já se tornou uma agenda cultural do Estado de Mato Grosso, presente na programação das escolas e na memória dos participantes. Queremos ampliar essa iniciativa, trazendo mais etnias e alcançando um público ainda maior nas próximas edições”.

O Museu recebe grupos escolares para participar do 11° Encontro Indígena. Durante o primeiro dia passaram quase 1000 pessoas pelo MHNMT. Foto: Mellissa Rocha/Acervo do Instituto Ecoss.

O Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, representando o governador Mauro Mendes na celebração, realçou a relevância das políticas públicas em defesa dos povos originários. “Este é um grande evento. Nós do governo de Mato Grosso, agradecemos a parceria com o Instituto Ecoss, com a SECEL e com as entidades do setor público para promover o respeito e o conhecimento da diversidade cultural dos povos originários. Desejamos que este encontro aconteça ao longo de vários anos e que tenhamos políticas públicas pensadas para os povos originários durante o ano todo”, afirmou.

Confira algumas imagens que marcaram o primeiro dia do 11° Encontro Indígena do Museu. Fotos de Mellissa Rocha/Acervo do Instituto Ecoss.

SERVIÇO:

O 11º Encontro Indígena é uma realização do Instituto Ecoss, do Museu de História Natural de Mato Grosso, do Ministério Público Federal e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

O evento é gratuito e acontece de 17/04 a 19/04, no Museu de História Natural de Mato Grosso, localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT. A programação completa está disponível em: https://www.sympla.com.br/evento/11-encontro-indigena-memoria-viva-difusao-de-saberes-e-tradicoes/2420135

Contato: (65) 9 9686-7701 e Instagram: @museuhistorianaturalmt

Museu de História Natural de Mato Grosso, gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).