EnglishPortugueseSpanish

MHNMT Divulga Programação Especial para a Semana Nacional de Museus 2024

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

MHNMT Divulga Programação Especial para a Semana Nacional de Museus 2024

Museu de História Natural de Mato Grosso participa da 22ª Semana Nacional dos Museus. Foto: Thiago Zina Crepaldi/Acervo MHNMT

O Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT), em Cuiabá, compartilha sua programação especial para a 22ª edição da Semana Nacional de Museus, que terá como tema “Museus, Educação e Pesquisa”. Esta temática, proposta pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus em 18 de maio, reflete sobre o papel das instituições museais como impulsionadoras de pesquisas e geradoras de conhecimentos.

Neste sentido, para os dias 15 a 19 de maio, o MHNMT preparou uma série de atividades destinadas a promover a educação, a cultura e a ciência, fortalecendo sua conexão com a comunidade e incentivando um maior envolvimento do público.

Entre as atividades estão incluídas visitas gratuitas ao museu, exposição itinerante na Praça Alencastro/Centro de Cuiabá, oficinas interativas e muito mais. 

A arqueóloga Suzana Hirooka, idealizadora do MHNMT e membro-fundadora do Instituto Ecoss, ressalta a estreita relação do Museu com as pesquisas, destacando sua importância crucial para a própria concepção da instituição.

“Durante a década de 90 e início dos anos 2000, lideramos várias pesquisas em Mato Grosso, nas quais fizemos descobertas significativas de artefatos paleontológicos e arqueológicos. Naquele momento, o estado carecia de uma infraestrutura adequada para preservar esse valioso material. Foi então que o Instituto Ecoss iniciou uma tratativa com a Secretaria de Estado de Cultura, e outras instituições públicas e privadas, visando transformar a Casa Dom Aquino em um espaço dedicado à conservação desses acervos. Com a fundação do Museu em 2006, foi possível expor esse material resultante de nossas pesquisas para o público. Desde então, o Museu tem sido uma referência para pesquisadores interessados em estudar as nossas coleções”, relata.

Esta relação do Museu com as pesquisas estará refletida na programação da Semana Nacional de Museus. A coordenadora do Museu e presidente do Instituto Ecoss, Enir Maria Silva, enfatiza:

“Nosso objetivo é não apenas preservar os patrimônios culturais e científicos, mas também tornar o museu acessível a todos, promovendo uma compreensão mais ampla das pesquisas que estão por trás dos acervos do Museu, gerando conhecimentos científicos sobre a paleontologia, arqueologia e etnologia mato-grossense”.

Segue abaixo a programação detalhada do MHNMT para a 22ª Semana Nacional de Museus:

  • 15/05 a 19/05 (quarta a domingo) – Visitas Gratuitas 

Durante a Semana Nacional dos Museus a visitação no MHNMT será gratuita das 8h da manhã até às 18h. Além disso, teremos visitas mediadas nos seguintes horários: 8h-9h e 10h-11h; 14h-15h e 16h-17h. Grupos com mais de 10 pessoas é necessário fazer o agendamento por e-mail: agendamentosmhnmt@gmail.com

  • 15/05 (quarta-feira) Oficina Paleontológica: “Seguindo as pegadas dos dinossauros” – 8h30 às 10h30

Oficina lúdica para crianças apaixonadas por dinossauros. Vamos explorar de forma divertida a localização de fósseis e as características dos dinos. Público: Agendamento Escolar.

  • 16/05 e 17/05 (quinta e sexta) – Museu na Praça – 8h30 às 11h30

O MHNMT fará uma Exposição Itinerante na Praça Alencastro/Centro de Cuiabá, com fósseis, réplicas e objetos arqueológicos. O objetivo é popularizar o conhecimento científico sobre a Pré-história do estado de Mato Grosso. Atividade aberta ao público.

  • 16/05 (quinta-feira) – Vídeo sobre as Pesquisas dos Dinossauros em Mato Grosso – Postagem nas redes sociais do Museu

No vídeo, vamos tratar da importância desta pesquisa, realizada pelo Instituto Ecoss, para o conhecimento sobre o período Cretáceo em Mato Grosso e para composição do acervo do MHNMT. Vídeo será divulgado no dia 18/05: https://www.instagram.com/museuhistorianaturalmt/

  • 18/05 (sábado) – Oficina de Observação de Aves – 7h às 9h

O Museu de História Natural de Mato Grosso tem se tornado objeto de inúmeros estudos. Esta oficina é baseada na pesquisa de mestrado do biólogo Jonilken Almeida, que mapeou as espécies nativas de aves no Museu, intitulada “Entre Dinossauros e Aves: O Mapeamento de Avifauna como Proposta de Educação Ambiental no Museu de História Natural de Mato Grosso”. Os participantes desta atividade vão poder conhecer de perto as espécies de aves que habitam/visitam o MHNMT. Inscrições serão liberadas dia 15/05 às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

  • 18/05 (sábado) – Vídeo sobre as Pesquisas dos Engenhos dos séculos XVIII e XIX no entorno de Cuiabá – Postagem nas redes sociais

Neste vídeo, abordaremos os Projetos de Pesquisas do Instituto Ecoss sobre os principais sítios arqueológicos históricos de Engenhos de cana-de-açúcar dos séculos XVIII e XIX localizados no entorno de Cuiabá. Vídeo será divulgado no dia 18/05: https://www.instagram.com/museuhistorianaturalmt/

Serviço

A Semana Nacional de Museus é uma iniciativa da Política Nacional de Museus do Ibram, que mobiliza museus em todo o país em torno de um tema comum, promovendo uma experiência enriquecedora para o público. Além do Museu de História Natural de Mato Grosso, mais de 1 mil museus e instituições culturais e educativas em todo o Brasil vão participar da celebração do Dia Internacional dos Museus em 18 de maio.

O Museu de História Natural de Mato Grosso é gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), sendo um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O espaço é aberto ao público de quarta a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos e feriados a entrada é gratuita. O valor da entrada nos demais dias é de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). E está localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.

Canais digitais:

Por Thiago Zina Crepaldi – Assessoria de Imprensa do MHNMT