Instituto ECOSS firma convênio com a SEDUC-MT para promover e valorizar saberes indígenas

A Coordenadoria Escolar de Educação Indígena, da Superintendência de Diversidades da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-MT) juntamente com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) realiza no Museu de História Natural de Mato Grosso, entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, a oficina “Ritxõkò/Ritxòò: As Bonecas de Barro do Povo Indígena Iny\Karajá”.

São 140 vagas, com turmas organizadas em grupos de 20 alunos por período que terão a oportunidade de conhecer e construir a boneca de barro Ritxõkò e Ritxòò. As inscrições estão abertas e devem ser feitas por professores. As vagas são limitadas. Link de inscrição: https://forms.gle/hipdzH2HVvwwCRrg9.

A oficina pedagógica versa sobre a história e cultura indígena, patrimônio material/imaterial e educação ambiental através da Ritxõkò/Ritxòò. Ela é pensada com base na implementação da Lei nº 11.645/2008, que institui a obrigatoriedade do ensino de História e culturas indígenas nas escolas públicas e privadas, e dos Temas Contemporâneos Transversais: Meio Ambiente e Pluralidade Cultural.

Segundo Enir Maria Silva, coordenadora do Museu, o Instituto ECOSS sempre teve o comprometimento com as populações tradicionais. “Firmar este convênio com a SEDUC-MT é de suma importância para disseminar cada vez mais os conhecimentos indígenas à jovens e crianças do estado. O saber fazer das bonecas Ritxõkò/Ritxòò é patrimônio imaterial e deve ser conhecido e valorizado pela população como parte fundamental de nossa cultura. ”

A oficina será mediada por 4 indígenas da Aldeia Krerawã, localizada no município de Luciara. Uma professora vai ensinar a prática e cultura do povo indígena, e o diretor da Escola Estadual Indígena Hadori, Célio Kawina Ijavari, vai falar sobre o conhecimento ancestral da cultura do povo no estado do Mato Grosso sobre a boneca de barro Ritxõkò e Ritxòò.

As atividades com foco educativo serão realizadas no espaço aberto do Museu seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

O Museu de História Natural de Mato Grosso tem a gestão compartilhada entre o Instituto ECOSS e o Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. Ele está localizado na Av.  Manoel José de Arruda (Beira Rio), 2000 – Jardim Europa, Cuiabá.

Foto: Iphan

Radharani Kuhn – Assessora de Imprensa