Inscrições abertas para a 2ª edição do curso de formação em Educação para o Patrimônio Cultural em Espaços Educativos no Estado de Mato Grosso

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O Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) em parceria com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) abre inscrições para a 2ª edição do curso de formação em “Educação para o Patrimônio Cultural em Espaços Educativos no Estado de Mato Grosso” realizado na modalidade EAD.

Realizado pela primeira vez no ano de 2020, o curso foi reeditado e será disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFMT de forma gratuita. O curso é direcionado a professores da rede básica de ensino, educadores sociais, gestores e profissionais ligados à cultura, entre outros interessados pelo tema.

O curso é composto por cinco (05) módulos com carga horária total de 50 horas. O cursista que completar a formação receberá um certificado emitido pela UFMT. O Museu receberá inscrições até dia 15 de junho de 2022. As aulas terão início no dia 20 de junho de 2022.

Conteúdo Programático

Serão abordados em cada módulo temas que versam sobre o patrimônio cultural material e imaterial; patrimônio cultural e museus; patrimônio cultural arqueológico; patrimônio cultural paleontológico e geológico.

Para saber mais sobre o curso e garantir sua inscrição acesse o link: https://bityli.com/Fpaedo 

Conheça os coordenadores e conteudistas

DANILO RODRIGUES 

Coordenador Geral e Editorial – Conteudista

Mestrando em Antropologia Social, possui graduação em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Possui pós-graduação interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania (UFG). Atualmente é técnico em Educação Patrimonial e Patrimônio Cultural na empresa Archaeo Pesquisas Arqueológicas. Membro do Núcleo de Pesquisa em Antropologia Social, Artes, Performance e Simbolismos (NAPAS/UFMT). Tem experiência na área de Antropologia Social, Etnologia Indígena, Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial. Membro do Instituto ECOSS.

JONILKEN ALMEIDA

Conteudista

Especialista em Coletivos Educadores do Portal da Amazônia pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2013). Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2007). Professor efetivo de biologia, SEDUC-MT, atuou em Educação do campo e urbana. Trabalhou em projeto de recuperação de nascentes e mata ciliar, atuou como técnico em arqueologia em linhas de transmissão de energias e PCH. Ainda, coordenou ações de Educação Patrimonial em Projetos de Pavimentação asfáltica, linha de transmissão de Energia, mineradora e pequenas centrais hidrelétricas em Mato Grosso, Rondônia e Pará.

SUZANA HIROOKA

Conteudista

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). Presidente do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss). Membro do Instituto Histórico Geográfico de Mato Grosso e Sócia-Proprietária da empresa Archaeo Pesquisas Arqueológicas. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia, paleontologia e espeleologia.

CAIUBI KUHN

Conteudista

Graduado em Geologia (2011), especialista em Gestão Pública (2018) e Mestre em Geociências (2014) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atua como professor na Faculdade de Engenharia, campus Várzea Grande, Universidade Federal de Mato Grosso. Participa de projetos de popularização das geociências, além de iniciativas relacionadas ao aperfeiçoamento de didática de ensino em geociências e também comissões e projetos relacionados à criação do geoparque de Chapada dos Guimarães.  Membro do Instituto ECOSS.

FLAVIA SANTOS DE SIQUEIRA 

Conteudista

Possui graduação em Geologia (2011), mestrado em Geociências (2014) e doutorado em Ciências Ambientais (2019) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente é professora adjunta da UFMT na Faculdade de Engenharia. Atua na área de Ciências Ambientais com uso do Sensoriamento Remoto aplicado à mineração e geociências. Tem experiência em Cartografia, Sistemas de Informação Geográfica, Interpretação de Imagens de Satélite, Desenho Auxiliado por Computador, Mapa de Mina, Mapeamento Geológico, Petrologia e Mineralogia. Além disso, desenvolve trabalhos na área de pesquisa e extensão voltados para o curso de Engenharia de Minas. No ramo da extensão coordena o programa “Educação, geociências e mineração”.

Texto: Thiago Crepaldi – Estagiário de comunicação MHNMT