Oficinas e atividades para crianças agitam o fim de semana do Kamalupe no Museu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Caça ao tesouro, contação de histórias e exibição de filmes estão entre as atividades que irão movimentar a semana do Kamalupe no Museu de História Natural de Mato Grosso. Durante as férias escolares, entre os dias 22, 23 e 24 de julho, crianças e adolescentes poderão aproveitar diversas atividades e oficinas na área verde do Museu gratuitamente. Serão momentos para aprender, se divertir e estimular a criatividade.

Kamalupe significa panela grande no idioma aruak do povo Waurá, localizado no Xingu. A fabricação dessas panelas faz parte de sua cultura: feitas de barro, servem para todas as atividades, principalmente quando chega a época de festas e colheita de mandioca e milho. O evento de férias leva esse nome por trazer atividades que reforçam o contato com a terra e com o fazer com as mãos. Assim, as crianças vão poder se relacionar com a natureza e com o analógico.

As inscrições para participar do Kamalupe estarão abertas do dia 12 de julho até o preenchimento das 20 vagas de cada atividade.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (22/07)

  • 9h às 11h – Contação de História + Oficina de produção de brinquedos recicláveis (20 vagas)
    • Ministrante: Mariana Neves – Artista e Professora; e Anibal Pereira – Artista 
  • 14h às 16h – Oficina de Pinturas em pedras (20 vagas)
    • Ministrante: Equipe do Museu
  • 17h às 19h – Sessão de Cinema: “Wall-E” (Ficção Científica – 2008); Classificação Livre (20 vagas)

Sábado (23/07)

  • 9h às 11h – Alongamento e Brincadeiras em Família (20 vagas)
    • Ministrante: Equipe do Museu
  • 14h às 16h – Oficina de Desenho e “perspectiva artística” (20 vagas)
    • Ministrante: Danilo Barreto – Artista Visual
  • 17h às 19h – Sessão de Cinema: “O Lorax, em busca da Trúfula Perdida” (Aventura – 2012); Classificação Livre (20 vagas)

Domingo (24/07)

  • 9h às 11h – Caça ao Tesouro (20 vagas)
    • Ministrante: Equipe do Museu
  • 14h às 16h – Oficina de Argila (20 vagas)
    • Ministrante: Equipe do Museu
  • 17h às 19h – Sessão de Cinema (20 vagas) 

Em Exibição “Em busca do Vale encantado” (Aventura – 1988); Classificação Livre (20 vagas)

Público: o evento é pensado para crianças de 4 a 15 anos. Mas é aberto a toda comunidade.

Inscrições através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBsZxJddAmctaJU0Ex1XHQZ9PuoPi8nBgeUWV0IZ94P_QIFA/viewform 

Mais sobre cada atividade:

Oficina de Desenho

Essa oficina vai proporcionar vivências de observação e expressão por meio de desenho em papel. Nesse curso, o artista Danilo Barreto apresentará a técnica de perspectiva para criar ilustrações arquitetônicas – espaços exteriores e interiores. 

A partir de uma visita guiada pelo Museu de História Natural de Mato Grosso, que está instalado na Casa Dom Aquino, os participantes serão convidados a criar ilustrações artísticas desse Patrimônio Histórico tão importante para Mato Grosso.

Oficina de Pintura em Pedra

As crianças inscritas participarão de uma visita guiada no Museu por uma exposição com representações artísticas pré-históricas de cavernas e abrigos rochosos de Chapada dos Guimarães. Em seguida será apresentado às crianças técnicas básicas de pintura com nanquim em pedras. Por meio desses estímulos da criatividade, os participantes vão poder transferir suas inspirações para a pedra criando peças únicas.

Oficina de Argila

Essa oficina se inspira no “Kamalupe” que significa panela grande no idioma aruak do povo Waurá, localizado no Xingu. A fabricação dessas panelas faz parte de sua cultura: feitas de barro, servem para todas as atividades, principalmente quando chega a época de festas e colheita de mandioca e milho. As crianças vão aprender brincando a manusear e a transformar a argila em diferentes objetos.

Contação de histórias + Oficina de produção de brinquedos recicláveis

A gente vai se reunir na área verde do Museu para ouvir boas histórias regadas de música. Depois da contação as crianças vão poder participar de uma oficina para confeccionar o seu próprio instrumento musical com materiais recicláveis, que normalmente são vistos como “lixo”.

Caça ao tesouro

Hora da aventura! Juntos vamos buscar um tesouro que nos contará mais sobre a pré-história em Mato Grosso. Em equipe, as crianças vão aprender a ler o mapa, achar as pistas e adivinhar as charadas.

Sessão de Cinema

Em todos os dias do Kamalupe exibiremos filmes de aventura, com direito a pipoca e suco. A diversão está garantida!

Como o Museu faz a separação dos materiais recicláveis, vamos aproveitar para conscientizar as crianças sobre a importância de reduzir a produção de lixo, de reutilizar e reciclar os materiais com a exibição do filme “Wall-E” (2008).

“É preciso amar a natureza, senão o mundo está perdido”. Esta é a mensagem do filme “O Lorax, em busca da Trúfula Perdida”, que será exibido. Vai ser uma oportunidade para as crianças conhecerem a Trilha das Árvores do Museu e o Viveiro. Além disso, haverá doação de mudas!

A animação “Em busca do Vale encantado” (1988), saga de dinossauros, nos dá uma lição de amizade, coragem e  determinação para enfrentar os desafios que aparecem.

Confira algumas fotos da edição do Kamalupe 2021

Serviço

O Museu de História Natural de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em funcionamento sob gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss). Ele está localizado na Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Dom Aquino, Cuiabá (MT). Funcionamento de quarta a domingo, das 8h às 18h.

Bilheteria: R$ 6,00 (meia entrada) / R$ 12,00 (inteira)

Domingo a entrada é gratuita.

Thiago “Zina” Crepaldi – Assessoria de Imprensa