Solidariedade marca 4ª edição do futebol beneficente “Amigos dos Xavantes” em Cuiabá

Indígenas da etnia Xavantes de Sangradouro (amarelo) em amistoso contra a Comunidade Recanto do Sol (branco), em Cuiabá Mato Grosso (Foto: Vitória Ramirez/Instituto Ecoss).
Indígenas da etnia Xavantes de Sangradouro (amarelo) em amistoso contra a Comunidade Recanto do Sol (branco), em Cuiabá Mato Grosso (Foto: Thiago “Zina” Crepaldi/Instituto Ecoss).

Na manhã deste domingo, 14 de agosto, em Cuiabá a bola rolou em prol dos indígenas da etnia Xavante, da aldeia de Sangradouro de Primavera do Leste. Esse evento, que é organizado pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) desde 2014, teve como principal objetivo a arrecadação de alimentos, doações de roupas e brinquedos para as crianças indígenas. Além disso, essa 4ª edição homenageou o líder indígena Roque Teromnhi Eiwe e sua esposa Juliana foram vítimas da covid-19 em 2021. O filho do casal Gilson, faleceu por complicações da diabete no mesmo ano. Ambos participavam das atividades do Museu de História Natural de Mato Grosso e estiveram envolvidos no projeto desde o primeiro jogo beneficente do Instituto Ecoss.

Nesse ano a organização continuou com o legado do líder indígena Roque Xavante, que era movido pelo companheirismo e união. “Hoje, dia dos pais, a gente poder homenagear o Roque é uma forma de reconhecer a importância dele dentre e fora de campo, pois todos na aldeia o viam como um pai e nos jogos ele era o treinador da equipe Xavante. Roque, a esposa e o filho sempre estiveram presentes”, comenta Enir Maria, presidente do Instituto.

Antes da partida, às 8h, os indígenas fizeram uma pajelança, ritual de cura, em homenagem ao Roque e sua família. O jogo teve início às 10h e foi aberto a toda comunidade, com entrada solidária de 1kg de alimento não perecível, roupas ou brinquedos. Esses donativos beneficiou a aldeia Sangradouro.

Pajelança Ritual de Cura, antes do Jogo de futebol amistoso contra a Comunidade Recanto do Sol em Cuiabá (Imagens: Thiago “Zina” Crepaldi/Instituto Ecoss).

Balanço da partida

Os termômetros de Cuiabá registravam 33ºC. O calor não ficou só fora das quadro linhas. Em campo, o equilíbrio das duas equipes esquentou o primeiro tempo. Nos 30 minutos iniciais os Xavantes, com o time bem ofensivo, tiveram boas oportunidades de marcar. Mas o goleiro da equipe da Comunidade Recanto do Sol (Cuiabá), Mateus Brito, fez duas importantes defesas, evitando assim que os Xavantes abrissem o placar. Com isso, o primeiro tempo terminou empatado (0 x 0).

Na volta do intervalo, o time da casa mexeu na equipe e colocou o atacante, Thiago Moraes. Em poucos minutos depois de entrar Moraes balançou a rede, com um chute de longe, 1×0 para o Recanto do Sol (Cuiabá). Com a desvantagem no placar, os Indígenas Xavantes buscaram o empate, mas tiveram dificuldade de finalizar. O time de Cuiabá, ainda, tentou ampliar a vantagem, mas encontraram o goleiro Cristian no meio do caminho. Fim de jogo. A comunidade Recanto do Sol ergueu a taça de campeã na 4ª edição do Futebol Beneficente “Amigos dos Xavantes”.

Comunidade Recando do Sol (Cuiabá) se consagra campeã da 4ª edição do Futebol Solidário “Amigos dos Xavantes” (Foto: Vitória Ramirez/Instituto Ecoss).

Jogadores eleitos os “Melhores da Partida”: Cristian (goleiro Xavante); Mateus (goleiro Recanto do Sol); Thiago (atacante Recanto do Sol).

Fotos do amistoso

Para conferir todas as fotografias tiradas da partida clique aqui!

Últimas edições

• 2014: Recanto do Sol (Cuiabá) 7 x 2 Indígenas Xavantes (Aldeia Sangradouro)
  • 2015: Recanto do Sol (Cuiabá) 4 x 8 Indígenas Xavantes (Aldeia Sangradouro)
  • 2018: Recanto do Sol (Cuiabá) 4 x 4 Indígenas Xavantes (Aldeia Sangradouro)

O projeto social “Amigos dos Xavantes” da Aldeia Sangradouro é organizado desde 2014 pelo morador da comunidade Recanto do Sol, José Conrado, que é colaborador do Instituto Ecoss. Ele tem um grande apreço por futebol e, sabendo do histórico dos Xavantes com o esporte, quis fazer uma atividade que aproximasse mais da população indígena com a comunidade do seu bairro. Além do Instituto Ecoss, esteve na organização dessa edição a Archaeo: Pesquisas Arqueológicas e teve o apoio do Museu de História Natural de Mato Grosso.

Thiago “Zina” Crepaldi – Assessor de Imprensa do Museu de História Natural de Mato Grosso.