“Semana Tecnológica” com planetário, robótica e realidade virtual promete agitar o Museu de História Natural de Mato Grosso

O evento gratuito acontecerá entre os dias primeiro e cinco de março

Crianças conhecendo o Pêndulo de Newton. O instrumento auxilia na compreensão física da conservação da quantidade de movimento. (Foto: Arquivo Seciteci)

O Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT), em Cuiabá (MT), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Programa MT Ciências, Instituto Ecoss e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), realiza a “Semana Tecnológica”, de 1 a 5 de março, repleta de atividades e experimentos científicos.

Os visitantes que passarem pelo Museu, além de fazer a visita mediada na Exposição Permanente, poderão contemplar projeções do universo no planetário, que tem capacidade para 30 pessoas; participar dos experimentos de física na sala de “Ciências”; controlar robôs na sala de “Tecnologia e Inovação”; e, ainda, mergulhar no ambiente virtual com os óculos de realidade virtual.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Dr. Allan Kardec, avalia a atividade como fundamental para a popularização da ciência. “Levar o circuito do MT Ciências para dentro do museu é uma oportunidade para popularizar a ciência e uma das formas de potencializar as ações que fazemos na secretaria”, lembra.

“É uma parceria importante porque geralmente vamos para ambientes diversos, como praças, ginásios, e agora vamos levar atividades para o Museu de História Natural com o objetivo de divulgar experimentos científicos na Semana Tecnológica”, atesta o secretário.

Vitória Ramirez Zanquetta, curadora do Museu, destaca a importância dessa semana para aproximar o conhecimento científico e tecnológico da sociedade.

“Enquanto Museu temos a tarefa de mediar o diálogo entre a ciência e a população. Nesse sentido, a ‘Semana Tecnológica’, através da interação com diferentes objetos tecnológicos que despertam a curiosidade, ajudará a instigar crianças e adultos a se interessarem cada vez mais pelo universo das ciências”, explica.

Zanquetta destaca ainda que os visitantes vão poder usufruir de todo o espaço do Museu de História Natural de Mato Grosso, que reúne conhecimentos, histórias, cultura e tecnologia de maneira dinâmica e lúdica.

As atividades da “Semana Tecnológica” são gratuitas e abertas para toda comunidade. Grupos com mais de 10 pessoas e escolares precisam fazer o agendamento pelo telefone: (65) 9 9686-7701.

Confira a programação da Semana Tecnológica

01/03 a 05/03 (quarta a domingo)

– Visita mediada pela Exposição Permanente (Arqueológica, Paleontológica, História da Casa Dom Aquino e Máscaras Sagradas do povo Waurá) e sensibilização socioambiental na área verde do Museu (50 min). Serão atendidos 2 grupos de até 15 pessoas por horário.

Horários: 8h-9h; 10h-11h; 14h-15h; e 16h-17h

– Planetário com projeções do universo, com duração de 15 min e capacidade de 30 pessoas por sessão.

Horário: 8h-11h e das 14h-17h

– Sala de Ciências com quatro experimentos científicos: Pêndulos de Newton; Condução Humana; Praxinoscópio; e Caleidoscópio. Máximo 15 pessoas por vez, durante 15 minutos.

Horário: 8h às 17h

– Sala de Tecnologia e Inovação com Kits Robótica – Kits LEGO. Máximo duas pessoas por vezes, durante 5 minutos. E, óculos de Realidade Virtual, até cinco pessoas, por 5 minutos cada.

Horário: 8h às 17h

Serviço

O Museu funciona de quarta-feira a domingo, das 8h às 18h, na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, em Cuiabá. Especialmente durante a “Semana Tecnológica” o Museu estará com entrada gratuita de quarta a domingo.

O Museu de História Natural de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em funcionamento sob gestão compartilhada, desde 2006, pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).

Mais informações: (65) 3634-4858 ou (65) 99686-7701

Por: Thiago “Zina” Crepaldi – Assessor de Comunicação do Museu de História Natural de Mato Grosso.