O Museu oferece atividades gratuitas para todas as idades no período das férias; confira!

“Janeiro Criativo” no Museu de História Natural de Mato Grosso contará com oficinas de desenho, pintura, autorretrato e colagem; oficinas começam nesta quarta-feira (18)

As atividades artísticas no Museu terão vagas limitadas. Foto: Thiago “Zina” Crepaldi/Acervo MHNMT.

Entre os dias 18 e 28 de janeiro, o Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT), em Cuiabá, promove uma série de atividades voltadas para o período de férias escolares. As crianças, jovens e seus familiares vão poder aproveitar uma programação especial com oficinas artísticas e educativas que visam estimular a criatividade e a socialização.

Segundo a Coordenadora do MHNMT, Enir Maria Silva, todas as atividades são correlacionadas com as linhas de atuação do museu: “Esperamos aguçar o imaginário criativo das crianças a partir da vivência no Museu de História Natural de Mato Grosso integrando arte, identidade, sustentabilidade e educação”, explica.

O artista e comunicólogo Danilo Barreto, organizador das oficinas, defende que qualquer pessoa pode ser artista. “Usando as mãos, o cérebro e algumas ferramentas básicas, vamos possibilitar que os participantes das oficinas explorem o seu lado artístico e superarem bloqueios criativos”, evidencia.

Veja a programação do “Janeiro Criativo”

DESENHO E PINTURA CRIATIVA

18/01 (quarta-feira)

Nesta oficina os participantes podem aprender as técnicas básicas de desenho à mão, a partir de atividades práticas e exercícios projetados para fazer com que o cérebro desenvolva a habilidade de desenhar.

PINTURA DE PAISAGENS COM GUACHE

21/01 (sábado)

Os participantes terão contato com os princípios de composição, cor, bem como de técnicas específicas para a pintura de paisagens. A partir disso, irão explorar os espaços do Museu e fazer pinceladas expressivas, que darão vida a uma página em branco com a essência da natureza.

COLAGEM COM FITA ADESIVA

27/01 (sexta-feira)

Nesta oficina os participantes farão um divertido exercício de transferência de imagens baseado num modelo, com o qual praticarão a composição do retrato.

Local: Área verde do Museu de História Natural de Mato Grosso

AUTORRETRATO – COM FERNANDA FIDELIS (DESENHISTA)

28/01 (sábado)

Ao combinar técnicas de desenho e aquarela, os participantes desta oficina vão poder olhar para si em buscar inspiração para transpor os seus pensamentos para ilustrações. Obs: Se possível levar um espelho, será usado para se olharem.

INSCRIÇÕES

As vagas para as atividades de janeiro são limitadas. Os interessados devem se inscrever individualmente para cada uma das oficinas pelo seguinte endereço: https://linktr.ee/mhnmt

Funcionamento: Quarta a sexta-feira, das 8h às 18h.

Entrada: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Aos domingos tem entrada gratuita.

Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.

Contato: (65) 99686-7701 e Instagram: @museuhistorianaturalmt

Por: Thiago “Zina” Crepaldi – Assessor de Comunicação do MHNMT