Nota de Pesar pelo Falecimento do Pajé Tserité, Guardião da Sabedoria Ancestral Xavante
É com profunda tristeza e pesar que o Instituto Ecoss, que gerencia o Museu de História Natural de Mato Grosso desde 2006 em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, comunica o falecimento do Pajé José Luiz Tserité, importante líder e guardião da sabedoria tradicional Xavante, da aldeia da aldeia São Felipe, no território indígena Parabubure, no município de Campinápolis, a 544 km de Cuiabá. Tserité faleceu na manhã desta segunda-feira, 11 de novembro, aos 77 anos, vítima de um câncer em estágio avançado.
Parceiro e amigo de longa data da arqueóloga Suzana Hirooka, co-fundadora e presidente do Instituto Ecoss, Tserité compartilhou generosamente sua sabedoria em encontros e eventos promovidos pela instituição, como o Encontro Indígena do Museu e a Semana do Meio Ambiente. Dada essa relação, Tserité se tornou um dos importantes membros do Instituto, contribuindo para o fortalecendo das tradições culturais e inspirando diversas gerações a valorizar a importância do respeito à natureza e à preservação ambiental.
Ao longo de mais de 27 anos, sua presença foi essencial em nossa vida dado o seu vasto conhecimento tradicional indígena, contribuindo para a missão do Instituto e do Museu de preservar e celebrar a cultura dos povos originários.
Neste momento, o Instituto Ecoss manifesta sua gratidão e respeito pela imensa contribuição de Tserité, cujos ensinamentos ecoarão para sempre em nossa memória. Que seu espírito continue a guiar e proteger seu povo.