Museu prorroga visitação da instalação-exposição “Árvore-se” até dezembro

Museu prorroga visitação da instalação-exposição “Árvore-se” até dezembro

Mergulhe na arte, poesia e conexão com a natureza no Museu de História Natural de Mato Grosso. Visitação estendida até 10/12!

As criações de Tânia Pardo, meticulosamente construídas com suas próprias mãos, dão origem a telas que capturam a pulsante essência da natureza. Foto: Thiago “Zina” Crepaldi/Acervo MHNMT

Se você ainda não teve a chance de explorar a instalação-exposição “Árvore-se,” que reúne obras da renomada artista plástica Tânia Pardo, acompanhadas por poesias de Manoel de Barros, dispositivos táteis e interativos, você está com sorte. O Museu de História Natural de Mato Grosso, localizado em Cuiabá, estendeu o período de visitação até 10 de dezembro. Esta é uma oportunidade imperdível para participar de uma experiência sensorial única, convidando a todos a mergulhar nas profundezas de nossa conexão com o meio ambiente.

Segundo Vitória Ramirez Zanquetta, curadora do Museu e responsável pela exposição, os visitantes serão transportados para um universo onde a materialidade e a imaginação se entrelaçam de maneira mágica.

“A essência da exposição é provocar uma reflexão sobre nossa capacidade de existir e coexistir no mundo”, revela Zanquetta.

Através da técnica de Tânia Pardo, as árvores ganham vida em telas vibrantes, capturando a delicadeza imponente da natureza. Essas obras dinâmicas encontram ressonância nos versos poéticos do icônico Manoel de Barros, que ganham vida através do movimento e da interação dos visitantes. Em um de seus textos, Manoel de Barros nos provoca a ver além do olhar: “O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê… É preciso transver o mundo”. “Árvore-ser” faz esse convite!

SOBRE TÂNIA PARDO:

Artista plástica e educadora de arte, traz duas décadas de uma produção apaixonante para essa instalação. Formada em Letras pela Unimar e Artes Visuais pela UNEMAT, ela se dedicou intensamente à representação da natureza, com um foco notável nas árvores. Suas criações, meticulosamente construídas com suas próprias mãos, dão origem a telas que capturam a pulsante essência da natureza. O brilho de Tânia Pardo transcende fronteiras, adornando exposições individuais em museus e galerias prestigiados, tanto no cenário nacional quanto internacional. Medalhas de ouro, prata e bronze emprestam seu reconhecimento, enquanto sua participação no 25º Salão Jovem Arte de Mato Grosso solidificou seu legado.

SERVIÇO

Estamos abertos para receber visitantes de quarta a sábado, das 8h às 18h, com entrada gratuita aos domingos. O Museu de História Natural de Mato Grosso é administrado pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss) desde 2006 e é um importante patrimônio cultural sob a supervisão da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Venha nos visitar no endereço do Museu de História Natural de Mato Grosso, situado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), número 2000, no bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.

Por: Thiago “Zina” Crepaldi – Assessoria de Comunicação do Museu de História Natural de Mato Grosso