Museu de História Natural de Mato Grosso recebe o maior evento de observação de aves do mundo: Big Day!

Vista aéria da área verde do Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá. Foto: Acervo Instituto Ecoss.

Com uma impressionante área verde de mais de 10 mil metros quadrados, situado às margens do Rio Cuiabá, o Museu de História Natural de Mato Grosso, além de ser conhecido por seus fósseis e réplicas de dinossauros, recentemente, vem se tornando um destino procurado pelos apaixonados pela rica diversidade de aves que habitam ou visitam o Museu. Por isso, no dia 13 de outubro, o Museu será um dos locais a receber atividades do Big Day, o maior evento de observação de aves que acontece em diversos locais ao redor do mundo.

A ação no Museu será realizado em parceria com o Instituto Ecoss, Reserva da Biosfera do Pantanal, O Projeto PELD DARP e a Univesidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI) e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel).

Enir Maria Silva, coordenadora do Museu, destaca que o local já sediou várias atividades de observação de aves, atraindo interesse para pesquisas científicas devido à sua biodiversidade bem preservada. “Aqui no Museu, temos a visita de diversas espécies de aves. Eventos como o Big Day oferecem aos visitantes a oportunidade de observar de perto esses animais, promovendo a sensibilização e a conscientização ambiental para a proteção das espécies e de seus habitats naturais”, afirmou.

O evento será gratuito e não requer inscrição e está programado para ocorrer no domingo, dia 13 de outubro, entre 6h e 9h da manhã. Recomenda-se que os participantes levem água, protetor solar, repelente, binoculo ou câmera fotográfica para melhor aproveitamento da experiência.

Sobre o Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT):

Desde 2006, o Museu é administrado pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss) e integra os equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O espaço está aberto ao público de quarta a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos e feriados, a entrada é gratuita. Nos demais dias, o ingresso custa R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Localiza-se na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.

Canais Digitais:

Por Thiago Zina Crepaldi – Assessoria de Imprensa do MHNMT