Exposição Itinerante Leva Conhecimento Sobre Aquíferos e Ciclos da Água às Escolas de Cuiabá

Descubra o fascinante mundo dos aquíferos e dos ciclos da água nesta exposição itinerante, educando e inspirando estudantes sobre a importância da preservação hídrica

Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes recebe a Exposição Itineirante “Geologia e água” nesta sexta-feira, em Cuiabá. Foto: Acervo/Divulgação

Em comemoração ao Dia Internacional da Terra, celebrado em 22 de abril, o Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) em parceria com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss) e o Curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Várzea Grande, está levando uma exposição itinerante sobre “Geologia e a água” às escolas da região.

Nesta sexta-feira, dia 26, a exposição estará presente na Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes, no bairro Boa Esperança, em Cuiabá, das 8h até às 17h, proporcionando aos estudantes uma imersão no mundo dos aquíferos e dos ciclos da água.

O geólogo Caiubi Kuhn, professor da UFMT e coordenador da exposição, ressaltou a importância de abordar esse tema fundamental para a preservação da água, aproximando-o da realidade dos estudantes. A exposição, composta por banners explicativos e amostras de minérios, minerais e outros componentes, tem como objetivo elucidar o conceito de aquíferos e os ciclos da água, além de discutir seu uso no cotidiano.

“Esta exposição permite que os estudantes identifiquem na região onde estão os diferentes tipos de aquíferos e como esses podem influenciar nas características da água e dos rios locais. É uma oportunidade para compreenderem de forma mais ampla o ciclo longo da água, que envolve seu percurso por dentro das rochas, às vezes permanecendo nelas por milhares ou até milhões de anos. Assim, a exposição sobre aquíferos auxilia significativamente no processo de aprendizagem sobre as características da água, um recurso tão vital para o nosso planeta e para nós”, afirma Kuhn.

Exposição itineirante “Geologia e água” na Escola Estadual Tancredo Neves, em Cuiabá. Foto: Acervo/Divulgação

A coordenadora do Museu e presidente do Instituto Ecoss, Enir Maria Silva, enfatiza que o conhecimento sobre este tema é essencial para a preservação deste recurso natural, destacando a importância da parceria entre instituições acadêmicas e escolares para disseminar informações e conscientizar sobre a importância da água e sua conservação.

A exposição continua seu itinerário pelas escolas de Cuiabá, promovendo a educação ambiental e o entendimento sobre os processos geológicos que moldam a distribuição e qualidade da água em nossa região.

Para mais informações sobre a exposição e seu cronograma, entre em contato com o Museu de História Natural de Mato Grosso: agendamentosmhnmt@gmail.com ou telefone pelo telefone (65) 9 9686-7701.

SERVIÇO:

Museu de História Natural de Mato Grosso, gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O Museu é uma instituição dedicada à pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio natural do estado de Mato Grosso. Através de exposições, programas educacionais e atividades de pesquisa, o museu busca promover a conscientização sobre a importância da conservação da biodiversidade e dos ecossistemas do estado.

O Museu está localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT. A programação completa está disponível em: https://www.sympla.com.br/evento/11-encontro-indigena-memoria-viva-difusao-de-saberes-e-tradicoes/2420135

Contato: (65) 9 9686-7701 e Instagram: @museuhistorianaturalmt