Encontro de Indígena do Museu é Tema de Ensaio Fotográfico ‘Terra’ na revista Fuzuê da UFMT

Estudantes de Jornalismo da UFMT registram a interação entre indígenas e não indígenas e revelam a riqueza cultural em oito fotografias do 10° Encontro Indígena, realizado no Museu de História Natural de Mato Grosso, em 2023.

Abertura do Ensaio “Terra” publicado na 11° Edição da Revista Laboratorial do curso Jornalismo Fuzuê.

Estudantes do curso de jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) compuseram um ensaio fotográfico sobre o Encontro Indígena, organizado pelo Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT), como parte da disciplina de Fotojornalismo 2, sob a orientação do professor Vinícius Guedes. Intitulado “Terra”, o ensaio, que reúne oito fotografias capturadas por Anna Giulia Magro e Aline Costa, foi publicado na 11° Edição da Revista Laboratorial do curso chamada Fuzuê, orientada pela professora Tamires Coêlho. Aline compartilha insights sobre o processo de composição do ensaio, afirmando: “As fotos foram produzidas no ano passado, durante o 10° Encontro Indígena. Nelas, buscamos evidenciar a interação entre indígenas e não indígenas, na busca por compreender a cultura do outro, suas vivências, e empatizar com suas realidades”.

Aline revela a importância dessas imagens para aqueles que não são indígenas, tendo em vista que muitos no ambiente urbano não têm contato direto com as culturas indígenas. “Com as fotos contribuímos desmistificar e desconstruir uma visão caricata e estereotipada do que são os povos indígenas. Neste sentido, o ensaio vai de encontro aos objetivos do Encontro Indígena. Mostramos que os indígenas são e estão junto de nós”, aponta.

Fotografia mostra apresentação do Povo Boe Bororo publicado no Ensaio “Terra” publicado na 11° Edição da Revista Laboratorial do curso Jornalismo Fuzuê.

Enir Maria Silva, coordenadora do MHNMT e presidente do Instituto Ecoss, também ressalta a importância desse registro, afirmando: “Realizamos o Encontro indígena desde 2008 e é uma satisfação ver estampado a beleza da diversidade dos povos indígenas e a interação das etnias com estudantes na revista da UFMT”. O Encontro Indígena é um evento anual organizado pelo do Instituto Ecoss, do Museu de História Natural de Mato Grosso, do Ministério Público Federal (MPF) e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

O ensaio “Terra” está disponível na revista Fuzuê, a partir da página 78. Para conferir as fotografias e outras informações sobre a revista, acesse o link: Revista Fuzuê. Mais detalhes sobre a revista Fuzuê podem ser encontrados em seu perfil no Instagram: Fuzuê UFMT.