Com 94 escolas atendidas em 2019, a Casa Dom Aquino mostra que ir ao museu não é coisa do passado

Na era digital, ir ao museu até parece ser coisa do passado ou programa de “gente velha”, mas será que é? Com o desenvolvimento tecnológico, o uso da internet e a criação de um mundo inteiro digital que, de certa forma, imita a realidade e te dá uma variedade imensa de informações sem precisar sair de casa, será que alguém ainda quer viajar pelo passado através de fósseis e outros elementos que um museu oferece? O Museu de História Natural Casa Dom Aquino é um patrimônio histórico de 177 anos localizado em Cuiabá, que conta a pré-história de Mato Grosso por meio de fósseis e artefatos arqueológicos e vem mostrar que os museus ainda fazem parte do cotidiano da população.
Os museus têm um importante papel para a sociedade. Eles são capazes de informar e educar através de exposições, oficinas, atividades recreativas e até mesmo usando os meios digitais como vídeos e outras opções interativas. São espaços ideais para despertar a curiosidade, estimular a reflexão e o debate, e criar uma conexão entre passado, presente e futuro.

Em 2019, o Museu de História Natural Casa Dom Aquino recebeu 3.654 estudantes vindos de 94 instituições de Ensino, de diversas cidades de Mato Grosso como Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Campo Novo dos Parecis, Araputanga, Diamantino e Rondonópolis, além de estudantes dos municípios de Colorado do Oeste e Vilhena.

Para a arqueóloga e presidente do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) – que faz o gerenciamento do museu, Suzana Hirooka, o Museu de História Natural Casa Dom Aquino tem caído na preferência das pessoas, em especial da comunidade escolar, pois é uma atividade extra classe que tem contribuído muito para a fixação de conteúdos didáticos como dinossauros, evolução, biologia e meio ambiente, e os professores já colocam dentro das suas atividades anuais essa visita, auxiliando para a formação dos alunos.

O museu também recebeu a visita de 1.953 turistas de Cuiabá e municípios do interior de Mato Grosso, Maceió (AL), Porto Velho (RO), Recife (PE), Salvador (BA), Dourados (MS), João Pessoa (PB), São Paulo (SP), Goiânia (GO), Brasília (DF), além de visitantes norte-americanos e canadenses, totalizando 5.607 pessoas durante todo o ano, tendo um aumento de 102% em relação ao ano de 2018 em que recebeu 2.778 visitantes.

Como podemos ver, o Museu de História Natural Casa Dom Aquino está proporcionando a seus visitantes momentos de aprendizagem, cultura e lazer. E para 2020, o museu já está preparando grandes eventos como o Encontro Indígena, a Primavera dos Museus, oficinas e visitas escolares guiadas que podem ser agendadas pelos telefones (65) 3634-4858 e 3052-8062 ou pelo e-mail casadomaquinomuseu@gmail.com .

O Museu de História Natural Casa Dom Aquino está aberto ao público de quarta a domingo, das 8h às 18h, com ingressos a R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).
Endereço: Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Dom Aquino, Cuiabá.

Radharani Kuhn – Assessora de Imprensa

Matéria publicada em janeiro de 2020