EnglishPortugueseSpanish

Museu tem documentário selecionado para 23ª Mostra Latino-Americana

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Museu tem documentário selecionado para 23ª Mostra Latino-Americana

Documentário “Modo de Fazer Viola de Cocho: os saberes tradicionais dos artesãos, cururueiros e cururueiras” será exibido no youtube da Mostra entre os dias 8 a 14 de outubro; veja como assistir!

O Museu de História Natural de Mato Grosso celebra a seleção do documentário “Modo de Fazer Viola de Cocho: os saberes dos Cururueiros e cururueiras” para a 23ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (Maual), organizada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A mostra, realizada com sessões à tarde e à noite, oferece entrada gratuita, e o documentário estará disponível online de 8 a 14 de outubro: assistir ao documentário!

Fruto de uma colaboração entre o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Eccos), a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o filme destaca o conhecimento dos tradicionais artesãos de viola de cocho, com ênfase na questão de gênero através da história de uma cururueira em Cáceres (MT).

Enir Maria Silva, coordenadora do Museu, expressou entusiasmo com a seleção: “O objetivo deste documentário, que parte do projeto do Museu para registrar e divulgar saberes tradicionais, é fazer com que as pessoas reconheçam o valor cultural da viola de cocho. Com nossa participação, nesta importante mostra de cinema, conseguimos ampliar ainda mais a visibilidade para esta manifestação cultural”, revelou.

O superintendente do Iphan em Mato Grosso, Fernando Eraldo, afirmou que a exibição reforça o compromisso com a preservação das tradições culturais brasileiras. “A exibição de ‘Modo de Fazer Viola de Cocho: os saberes dos Cururueiros’ valoriza a cultura local e demonstra o compromisso do Iphan em promover e preservar as tradições brasileiras, expandindo a divulgação do Patrimônio Cultural Imaterial”, ressaltou.

Sobre a MAUAL

A 23ª edição da MAUAL recebeu 215 inscrições, com 100 obras selecionadas. A curadoria, composta por oito especialistas, selecionou 54 curtas para a competição e 46 para exibição paralela, incluindo produções de países latino-americanos.

Serviço

Exibição do documentário “Modo de Fazer Viola-de-cocho: os saberes dos Cururueiros” na 23ª MAUAL ocorrerá de 8 a 14 de outubro. Disponível online. Acesse o link na página oficial da mostra: MAUAL!

Sobre o MHNMT:

O Museu de História Natural de Mato Grosso é gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), sendo um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O espaço é aberto ao público de quarta a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos e feriados a entrada é gratuita. O valor da entrada nos demais dias é de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). E está localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.

Canais digitais:

Por Thiago Zina Crepaldi – Assessoria de Imprensa do MHNMT