Ensaio “Terra” Realizado no 10º Encontro Indígena do Museu Conquista Prêmio Expocom

Estudantes de Jornalismo da UFMT destacam a interação entre indígenas e não indígenas no 10° Encontro Indígena, revelando a riqueza cultural em fotografias premiadas.

Abertura do Ensaio “Terra” publicado na 11° Edição da Revista Laboratorial do curso Jornalismo Fuzuê.

No coração de Cuiabá, o Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) se destaca como um espaço vital para a promoção da diversidade cultural e o respeito às tradições indígenas. Desde 2008, o MHNMT organiza o Encontro Indígena, um evento que reúne comunidades indígenas e não indígenas em uma rica troca de conhecimentos e experiências. Em 2023, o 10° Encontro Indígena proporcionou um cenário marcante, onde a cultura, as vivências e as interações foram capturadas pelo olhar sensível de estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Em reconhecimento a essa conexão cultural, o ensaio fotográfico intitulado “Terra”, resultado do trabalho das alunas Anna Giulia Magro e Aline Costa, conquistou o Prêmio Regional Expocom 2024 na categoria Produção em Fotojornalismo, realizado em junho em Goiás. Composto por oito fotografias, o ensaio foi elaborado como parte da disciplina Fotojornalismo 2, sob a orientação do professor Vinícius Guedes, e foi publicado na 11ª edição da revista Fuzuê, do curso de Jornalismo da UFMT, orientada pela professora Tamires Coêlho.

Aline Costa compartilhou a emoção que acompanhou a conquista do prêmio.

“Foi uma experiência memorável. Ao apresentar o trabalho de fotografia, não só estava levando algo que eu fiz e gostei, como também representando a cultura indígena de Mato Grosso, ressaltando as diversas etnias e o conhecimento que o Encontro proporciona.”

A vitória, em meio a produções concorrentes de alta qualidade, foi uma surpresa gratificante. “Quando anunciaram que o prêmio era nosso, foi uma felicidade indescritível.”

O ensaio “Terra” retrata a interação entre indígenas e não indígenas durante o Encontro, evidenciando as vivências e a busca por compreensão mútua. Aline destacou a importância deste trabalho para o público não indígena, especialmente em contextos urbanos, onde o contato direto com as culturas indígenas é limitado. “Com as fotos, buscamos desmistificar e desconstruir visões caricaturais sobre os povos indígenas, mostrando que eles estão entre nós e têm uma rica diversidade a oferecer”, ressaltou.

Enir Maria Silva, coordenadora do MHNMT, também frisou a relevância desta conquista, afirmando:

“Desde 2008, realizamos o Encontro Indígena e ver estampada a beleza da diversidade indígena na revista Fuzuê e agora reconhecida com esse prêmio é extremamente gratificante”. O evento é uma parceria do Instituto Ecoss, do MHNMT, do Ministério Público Federal e de várias instituições que se empenham na promoção e valorização das culturas indígenas.

O ensaio “Terra” pode ser apreciado na revista Fuzuê, começando na página 78. Aqueles que desejam explorar as poderosas fotografias e saber mais sobre a publicação podem acessar o perfil da revista no Instagram: Fuzuê UFMT.

Esta conquista não só celebra o talento dos estudantes da UFMT, mas também destaca a importância do diálogo intercultural, mostrando que cada imagem é um passo em direção à valorização e ao respeito das tradições indígenas no Brasil.

O Museu de História Natural de Mato Grosso é gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), sendo um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O espaço é aberto ao público de quarta a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos e feriados a entrada é gratuita. O valor da entrada nos demais dias é de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). E está localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.

Canais digitais:

Por Thiago Zina Crepaldi – Assessoria de Imprensa do MHNMT