Museu de História Natural de Mato Grosso Lança Nova Programação para Setembro

Museu de História Natural de Mato Grosso Lança Nova Programação para Setembro

Em setembro o Museu de História Natural de Mato Grosso traz uma nova programação. Este mês, o museu oferece uma série de atividades, incluindo oficinas, uma exposição itinerante e sessões de yoga no jardim, entre outras.

Ao final do mês, celebraremos a 18ª Primavera dos Museus, um evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que reúne instituições de todo o Brasil em torno do tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”. Uma oportunidade para refletir sobre a importância da inclusão no patrimônio cultural.

As atividades são gratuitas e acontecem na área verde do Museu de História Natural de Mato Grosso. Foto: Zina Crepaldi/Acervo MHNMT.

Enir Maria Silva, Coordenadora do Museu, explica que as atividades foram elaboradas para sensibilizar os visitantes sobre o patrimônio histórico, cultural e científico de forma interativa. “Convidamos todos a se inscreverem e participarem das atividades do Museu, que foram pensadas para promover a criatividade e a interação com cultura e ciência”, afirma.

Inscrições: Para participar, fique atento às inscrições, que são limitadas. Elas podem ser realizadas através do link disponível na biografia do Instagram do Museu (@museuhistorianaturalmt): https://linktr.ee/mhnmt. As inscrições abrem todas as quartas-feiras, a partir das 17h, antes das atividades programadas.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 99686-7701 ou envie uma mensagem pelo Instagram: @museuhistorianaturalmt.

Programação completa:

07/09 – ÓPTICA JURÁSSICA: BRINCANDO COM 3D

Venha explorar o fascinante mundo das ilusões ópticas nesta oficina interativa! As crianças criarão brinquedos ópticos e 3D personalizados, enquanto descobrem dinossauros que parecem saltar da tela em imagens tridimensionais. Uma experiência jurássica cheia de criatividade e surpresas visuais, incluindo a produção de um Holograma 3D. Classificação: Livre!

• Dia: 07 de setembro (sábado)
  • Abertura das inscrições dia 04 de setembro às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

11/09 A 13/09 – VIRADA CIENTÍFICA

Nestes dias, o Museu de História Natural de Mato Grosso estará na “Virada Científica”, que é realizada pela Seciteci-MT. Desta vez a exposição sobre a Pré-história será na Escola Estadual Major Otávio Pitaluga, em Rondonópolis. Esta é uma oportunidade para que a comunidade conheça de perto fósseis e réplicas de dinossauros que viveram em Mato Grosso!

• Dia: 11, 12 e 13 de setembro (quarta a sexta)
  • Escola Estadual Major Otávio Pitaluga, em Rondonópolis
  • Entrada gratuita

14/09 – OFICINA DE BERIMBAU SUSTENTÁVEL

A oficina visa estimular a criatividade e o conhecimento musical dos participantes através da construção de um berimbau com materiais recicláveis. Serão explorados os princípios fundamentais da educação musical, como execução, composição e apreciação, além de conceitos básicos de teoria musical. Classificação: acima de 8 anos!

• Dia: 14 de setembro (sábado)
  • Abertura das inscrições dia 11 de setembro às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

21/09 – YOGA NO JARDIM DO MUSEU

A prática de Yoga na área verde do Museu oferece benefícios físicos, mentais e emocionais. Além das vantagens tradicionais do Hatha Yoga, a conexão com a natureza proporciona serenidade, equilíbrio e revitalização. O ambiente ao ar livre contribui para uma experiência mais ampla e confortável. Venha participar! Classificação: Livre!

• Dia: 21 de setembro (sábado)
  • Horário: 8h às 9h
  • Abertura das inscrições dia 18 de setembro às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

21/09 – CAÇADA AOS “FÓSSEIS”

Participe desta oficina inclusiva no Museu e descubra o passado da Terra através de uma trilha tátil. Os exploradores de todas as idades vão poder aprender sobre os dinossauros, enquanto fazem uma divertida caça guiada aos “fósseis” escondidos (réplicas) ao redor do Museu. A atividade junta ciência e diversão em uma experiência única. Classificação: Livre!

• Dia: 21 de setembro (sábado)
  • Abertura das inscrições dia 18 de setembro às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

25/09 A 29/09 – 18ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

Nesta semana, o Museu fará parte da 18ª Primavera dos Museus, promovida pelo IBRAM, com o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”. Serão oferecidas atividades voltadas para garantir o acesso de todos os públicos aos saberes culturais, científicos e históricos do nosso estado. Em breve programação completa!

O Museu de História Natural de Mato Grosso é gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), sendo um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O espaço é aberto ao público de quarta a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos e feriados a entrada é gratuita. O valor da entrada nos demais dias é de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). E está localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.

Canais digitais:

Por Thiago Zina Crepaldi – Assessoria de Imprensa do MHNMT