Museu de História Natural Leva Exposição de Pré-história Para Nova Xavantina

Museu de História Natural Leva Exposição de Pré-história Para Nova Xavantina

Exposição itinerante traz réplicas de dinossauros e fósseis para uma imersão educativa no passado, aberta ao público até 28 de agosto, gratuitamente, no campus da Unemat; visitas de segunda a sexta, confira!

Estudantes em visita à exposição “Descobrindo a Pré-história de Mato Grosso” na Unemat, Nova Xavantina. Foto: Divulgação

A exposição itinerante “Descobrindo a Pré-história de Mato Grosso”, organizada pelo Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT), está trazendo um pedaço fascinante da história do nosso estado para a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus Nova Xavantina, localizada a 655 km de Cuiabá. Com impressionantes réplicas de dinossauros e animais da megafauna, esta é uma oportunidade única para a comunidade mergulhar na paleontologia e arqueologia de Mato Grosso.

Até o dia 28 de agosto, moradores e visitantes de Nova Xavantina poderão embarcar nesta emocionante viagem ao passado, uma experiência enriquecedora para todas as idades. A exposição, que já passou por cidades como Primavera do Leste, Sorriso, Sinop e Rondonópolis, tem encantado o público por onde passa, promovendo momentos inesquecíveis de aprendizado e diversão.

Enir Maria Silva, coordenadora do MHNMT, destacou a importância da exposição para o museu e para a população. “Esta exposição é fundamental para que a população mato-grossense possa conhecer e valorizar a riqueza do nosso patrimônio e a necessidade de sua preservação”, explicou.

Na exposição são apresentados fósseis e réplicas de animais encontrados em Mato Grosso, organizados cronologicamente, representando a evolução biológica durante as Eras geológicas. Foto: Zina Crepaldi/Acervo MHNMT

A exposição oferece uma linha do tempo que abrange desde registros fósseis do período pré-cambriano até o neolítico, proporcionando uma experiência imersiva e educativa para os visitantes. A professora Aila Serpa, da Escola Estadual JK, celebrou a oportunidade de integrar a visita à exposição ao processo de ensino-aprendizagem. “É uma forma de aproximar a Unemat da comunidade e fortalecer a relação com as escolas. Estamos levando o máximo de estudantes para que eles possam vivenciar esta experiência, que vai além dos muros da escola”, enfatizou.

Elielza Santos, Assistente Social e Gerente de Gestão da Ero Nova Xavantina, avaliou o impacto cultural da exposição para a região. “Esta exposição não apenas enriquece nosso conhecimento, mas também conecta a comunidade com temas importantes como história, ciência, arte e sustentabilidade. É uma oportunidade única para nossos moradores e visitantes explorarem a pré-história de Mato Grosso”, afirmou.

Professora Thaísa Rabelo durante a cerimônia de abertura da Expsoição “Descobrindo a Pré-história de Mato Grosso”, na Unema, Campus Nova Xavantina. Foto: Divulgação.

Thaísa Rabelo, docente da Unemat, ressaltou a importância das parcerias para a realização desta exposição. “É um presente ter parte do acervo do Museu de História Natural de Mato Grosso aqui em Nova Xavantina. É graças às parcerias, em especial da Unemat, Ero Brasil, Instituto Ecoss e Secel, que está sendo possível promover o acesso cultural, histórico e científico à população da cidade, que são cerca de 20 mil habitantes distantes da sede do Museu e da capital do nosso Estado”. E destacou ainda: “Isto evidencia o compromisso social que estas instituições têm para com a sociedade”.

Esta iniciativa é uma realização da Unemat – campus Nova Xavantina, Instituto Ecoss, MHNMT e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL), com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Secretaria Municipal de Educação de Nova Xavantina, Ero Brasil Nova Xavantina, Projeto de Extensão da UFMT “Educação Geociências e Mineração” e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Serviço:

Horários de Visitação:

➡ Segunda a quarta-feira: 9h às 12h; 14h às 18h
➡ Quinta e sexta-feira: 14h às 18h; 19h às 22h

Endereço: Unemat – Nova Xavantina – Rua Prof. Dr. Renato Figueiro Varella, s/n.

Agendamento escolar:

Para diretores e coordenadores de escolas públicas e privadas interessados em visitas escolares, entre em contato no horário comercial pelos telefones: (65) 9 9682-1671 ou (66) 9 9968-5814.

O Museu de História Natural de Mato Grosso é gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), sendo um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer(Secel).

Por: Thiago “Zina” Crepaldi – Assessoria de Comunicação do Museu de História Natural de Mato Grosso