Museu Apresenta Programação “Arte e Movimento” para o Mês de Agosto; Confira!

Museu Apresenta Programação “Arte e Movimento” para o Mês de Agosto; Confira!

O Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT), em Cuiabá, está pronto para agitar seu mês de agosto com uma programação diversificada e inspiradora! As atividades de “Arte e Movimento” prometem promover a criatividade e a expressão artística através de oficinas e eventos especiais.

As atividades acontecem, gratuitamente, aos fins de semana na área verde do Museu de História Natural de Mato Grosso. Os interessados devem realizar inscrição. Foto: Danilo Barreto/Acervo MHNMT.

Explorar a imaginação, desvendar novas perspectivas e mergulhar em um mundo dinâmico é a proposta dessa programação especial. Entre as atividades oferecidas estão oficinas de tecelagem, de confecção de brinquedos a partir de materiais reciclados, de confecção de dinossauro de papelão, de pintura em aquarela, além da revigorante prática de Yoga no jardim.

“Cada atividade foi cuidadosamente planejada para proporcionar ao mesmo tempo descontração e aprendizado aos participantes. Estamos animados em oferecer essa programação, que é uma oportunidade única de estar em contato com a ciência e a cultura de forma criativa”, destaca Enir Maria Silva, coordenadora do Museu.

Os interessados em participar das atividades do mês de agosto devem se inscrever pelo link disponível na biografia do Instagram do Museu (@museuhistorianaturalmt): linktr.ee/mhnmt.

As vagas são limitadas, e as inscrições serão liberadas às 17h nas quartas-feiras que antecedem as atividades.

Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo telefone (65) 99686-7701 ou visite o Instagram do Museu: @museuhistorianaturalmt.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE AGOSTO:

OFICINAS SUSTENTÁVEIS – COM LAIRA HAAG

Nesta ação, os participantes vão aprender sobre a importância da sustentabilidade e do reaproveitamento. Para isso, teremos dois encontros: 1° dia) vamos aprender a construir brinquedos reutilizando materiais plásticos; 2° dia) iremos criar arte com papéis usados. Obs: Pedimos que os inscritos levem uma garrafa pet. Classificação: acima de 9 anos!

• Dia: 3 e 4 de agosto (sábado e domingo)
  • Abertura das inscrições dia 31 de julho às 17h: https://linktr.ee/mhnmt
TEATRO DE SOMBRAS – COM JEAN ALVES

Utilizando a técnica do teatro de sombras, vamos criar histórias inspiradas na literatura infantil. Essa antiga arte de contar histórias usa figuras luminosas e efeitos especiais, permitindo que as crianças explorem a imaginação e aprendam a criar seus próprios mini teatros de sombras. Venha participar desta atividade divertida! Classificação: acima de 6 anos!

• Dia: 10 de agosto (sábado)
  • Abertura das inscrições dia 7 de agosto às 17h: https://linktr.ee/mhnmt
OFICINA DE TECELAGEM – COM ALICE PEREIRA

Participe da nossa oficina de bordado e descubra os benefícios dessa técnica artesanal para a coordenação motora, concentração, criatividade e relaxamento. Além de diminuir a ansiedade e aliviar o estresse, os participantes vão aprender as técnicas básicas de bordado com a temática dos protetores da floresta. Classificação: a partir de 8 anos!

• Dia: 17 de agosto (sábado)
  • Abertura das inscrições dia 14 de agosto às 17h: https://linktr.ee/mhnmt
VIRADA CIENTÍFICA – EXPOSIÇÃO ITINERANTE

Nestes dias, o Museu de História Natural de MT vai participar da “Virada Científica”, realizada pela Seciteci. Estaremos com uma exposição sobre a Pré-história na E.M.E.B. Abdala José de Almeida, localizada em Várzea Grande. Reúna os seus amigos e familiares para ver os fósseis e réplicas de dinossauros que viveram em Mato Grosso! Classificação: Livre!

• Dia: 21 a 23 de agosto (quarta a sexta)
  • Horário: 8h às 17h
  • E.M.E.B. Abdala José de Almeida, localizada em Várzea Grande.
YOGA NO JARDIM DO MUSEU – COM AMANDA CRISTHIE

Participe da prática da Yoga, que oferece benefícios físicos, mentais e emocionais. Além disso, a conexão com a natureza do entorno do Museu de História Natural de MT proporciona serenidade e revitalização. O ambiente ao ar livre contribui para uma experiência única de bem-estar. Classificação: acima de 5 anos!

• Dia: 24 de agosto (sábado)
  • Horário: 8h às 9h
  • Abertura das inscrições dia 21 de agosto às 17h: https://linktr.ee/mhnmt
OFICINA DE DINOSSAUROS DE PAPELÃO – COM DANILO BARRETO

Carnívoros, herbívoros… Bem-vindos ao universo dos dinossauros! Roaarr! Eles  encantam e mexem com a imaginação das “crianças” de todas as idades. Na oficina “Dinossauros de Papelão”, os participantes vão poder dar vida a dinossauros de várias espécies e tamanhos. Participe com a gente e solte a sua imaginação! Classificação: Livre!

• Dia: 24 de agosto (sábado)
  • Abertura das inscrições dia 21 de agosto às 17h: https://linktr.ee/mhnmt
PINTURA BOTÂNICA – COM NATASHA HOSHINO

Esta oficina, com a artista Natasha Hoshino, é um convite para se conectar com a natureza através da arte. Os participantes vão poder aprender a desenhar e a pintar folhas e flores usando técnicas de aquarela. Inspire-se nas plantas do Museu de História Natural de MT e liberte a sua criatividade. Classificação: acima de 5 anos!

• Dia: 31 de agosto (sábado)
  • Abertura das inscrições dia 28 de agosto às 17h: https://linktr.ee/mhnmt

SERVIÇO

O Museu de História Natural de Mato Grosso é gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), sendo um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer(Secel). O museu está aberto de quarta a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos domingos a entrada é gratuita. O valor da entrada nos demais dias é de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia).

O endereço do Museu de História Natural de Mato Grosso é Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.

Por: Thiago “Zina” Crepaldi – Assessoria de Comunicação do Museu de História Natural de Mato Grosso