Museu colabora de curso gratuito sobre história natural de Mato Grosso

Museu colabora de curso gratuito sobre história natural de Mato Grosso

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está com inscrições abertas para o curso gratuito “História Natural de Mato Grosso”. Voltado principalmente para professores das redes estaduais e municipais, o curso também acolhe toda a sociedade interessada.

Objetivo e Conteúdo

O curso visa proporcionar aos educadores conteúdos regionalizados, permitindo o uso de exemplos locais para explorar temas como fósseis, rochas, minerais, evolução da vida, tectônica de placas, migração humana pelas Américas, biodiversidade, solos, geomorfologia, entre outros. Abordagens multidisciplinares integram conteúdos de geografia, física, química, biologia, e história, oferecendo uma visão abrangente e enriquecedora da história natural do estado.

Além disso, serão fornecidos materiais de apoio com propostas de aulas adaptáveis para diferentes faixas etárias, incentivando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. A iniciativa também destaca os museus de Mato Grosso que exploram essas temáticas e seus acervos museológicos, realçando o potencial educacional e a valorização do território mato-grossense.

Estrutura do Curso

Com uma carga horária de 100 horas, o curso é dividido em 10 módulos:

1. Introdução e Apresentação do Curso e Aula Inaugural
  2. História Natural: Do Surgimento ao Exercício Profissional no Século XXI
  3. História Geológica de Mato Grosso
  4. Minerais e Rochas: Foco no Museu de Minerais, Rochas e Fósseis – FAGEO/UFMT
  5. Paleontologia: O Que É e Onde Encontrar Fósseis no Estado de Mato Grosso
  6. Povoamento do Mato Grosso
  7. Biomas do Estado de Mato Grosso
  8. Os Elementos do Relevo Mato-Grossense: Um Caminhar pela Geomorfologia e Paisagem do Estado
  9. Solos: Importância e Ocorrências em Mato Grosso
  10. História Natural, Museus e Educação

Realização e Parcerias

O curso é realizado pela UFMT, com recursos provenientes de uma emenda parlamentar do Deputado Carlos Avallone, destinada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), através de um convênio com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso e a Fundação Uniselva. Conta também com o apoio do Museu de História Natural de Mato Grosso, do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS), e do Museu de Rochas, Fósseis e Minerais da UFMT.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 20 de julho. Para se inscrever, acesse o link: Formulário de Inscrição.

Serviço

O Museu de História Natural de Mato Grosso é gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), sendo um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O espaço é aberto ao público de quarta a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos e feriados a entrada é gratuita. O valor da entrada nos demais dias é de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). E está localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.

Canais digitais:

Por Thiago Zina Crepaldi – Assessoria de Imprensa do MHNMT