quem somos

O Museu

O Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT), fundado em 2006, salvaguarda um acervo de grande importância histórica, científica e cultural, sendo referência nacional no estudo da Megafauna. Além de uma rica exposição permanente o museu também promove exposições temporárias e uma programação repleta de atividades educativas.
A missão do Museu é ser um espaço de memória, divulgação e pesquisa da pré-história e das culturas de populações tradicionais mato-grossenses, além de sensibilizar a população sobre a urgência da proteção ambiental e da construção de hábitos sustentáveis.

A casa dom aquino

Localizada à margem do rio Cuiabá, em 1842, a residência foi construída pela família Duarte Murtinho para ser a sede da Chácara Bela Vista. Com fachada em estilo colonial  e construída em adobe com a planta em “U” , a casa de doze cômodos possuía janelas em estilo guilhotina com caixilhos de vidro e um calçamento em quartzo que a circundava. Esta casa, Patrimônio Histórico do Estado de Mato Grosso desde 1997, é conhecida por alguns historiadores como “Casa Predestinada”, por ter sido o local de nascimento de ilustres figuras da história brasileira – Joaquim Duarte Murtinho, importante empresário e político brasileiro, e Dom Francisco de Aquino Correa, arcebispo, poeta e ex-governador de Mato Grosso.

O Instituto ecoss

O Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss) é
uma Organização Social Civil (OSC), cujo objetivo é pesquisar e preservar o meio ambiente, as comunidades tradicionais e os sítios arqueológicos e paleontológicos do Estado de Mato Grosso.

Em 1998 foi firmado um acordo entre o Ecoss e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) para a salvaguarda de importantes acervos Arqueológicos e Paleontológicos na Casa Dom Aquino e desde sua fundação, em 2006, o Instituto gerencia o Museu de História Natural de Mato Grosso em parceria com a Secel.